Data: 3 de janeiro
O National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH, na sigla em inglês) publicou recentemente uma atualização do plano estratégico para as pesquisas sobre nanotecnologia. O documento, inicialmente produzido em 2009, foi renovado para o triênio 2013-2016 com os conhecimentos adquiridos por meio dos resultados de pesquisas já produzidas e em andamento.
Atualmente, os nanomateriais estão presentes em centenas de produtos, desde cosméticos a equipamentos industriais. Apesar do grande potencial e expectativa em relação à nanotecnologia, as pesquisas estão sendo direcionadas para determinar a melhor maneira de gerenciar e controlar os riscos ocupacionais associados à manipulação dos nanomateriais.
O documento Plano Estratégico do NIOSH para Pesquisas sobre Nanotecnologia é usado nos avanços dos conhecimentos básicos da toxicologia e dos riscos da exposição ocupacional à nanotecnologia, com o objetivo de implementar práticas de gerenciamento de risco durante os processos de descoberta, desenvolvimento e comercialização de nanomateriais.
O Instituto está à frente da produção de um guia que apoie e promova o desenvolvimento seguro e responsável desta tecnologia.
A ANAMT tem acompanhado este assunto em seus eventos científicos. A falta de limites de exposição, a dificuldade em controlar os processos e ambientes de trabalho na indústria de nanomateriais e o desconhecimento dos efeitos à saúde em longo prazo têm sido motivo de preocupação para os profissionais de saúde do trabalhador.
“Mais do que nunca, os Médicos do Trabalho precisam estar atualizados, conhecedores das exposições dos trabalhadores e participantes das discussões sobre as medidas de controle e de proteção dos agravos à saúde dos trabalhadores”, diz Marcia Bandini, diretora de Divulgação da ANAMT.
Clique aqui e acesse o documento do NIOSH, em inglês.