Data: 27 de dezembro
Depois do acidente com dois trabalhadores em uma construção, na quinta-feira (26), em Porto Ferreira (SP), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou, nesta sexta-feira (27), que vai fazer uma fiscalização na empresa responsável pela obra. Os operários ficaram presos em uma plataforma a 20 metros de altura após caírem de um guindaste. Segundo o MTE, esta foi a segunda ocorrência na mesma obra em três meses.
O acidente aconteceu no final da tarde. Os trabalhadores ficaram presos ao guindaste por cerca de 20 minutos depois que a trava de segurança da máquina foi acionada. Segundo o Corpo de Bombeiros, eles usavam um equipamento de segurança que não funcionou. Como os operários estavam em uma parte alta da máquina, o socorro precisou ser feito por rapel.
O resgate de um deles foi complicado porque ele sentia dores nas costas e precisou ser retirado de maca. Ele foi levado ao pronto-socorro da cidade com um corte na cabeça, mas já teve alta e passa bem. O outro operário nada sofreu.
A fiscalização do MTE será feita na primeira semana de janeiro. Os auditores vão avaliar os equipamentos de segurança e apurar o que causou o acidente para saber se houve falhas. A empresa responsável pela obra foi procurada pela produção da EPTV, mas não deu retorno.
Recorrente
Segundo o gerente regional da Delegacia do Trabalho de São Carlos, Antonio Valério Morillas Júnior, em setembro deste ano um trabalhador morreu depois de um soterramento na mesma obra. Na época, a empresa não foi multada porque o Ministério do Trabalho considerou o acidente uma fatalidade.
Se nesta fiscalização de janeiro, entretanto, for identificada alguma irregularidade, a empresa será multada. Ainda segundo Morillas, dependendo do caso, a obra pode ser até interditada.
Fonte: G1