Data: 10 de dezembro
A Fundacentro/RJ e o Tribunal Regional do Trabalho – TRT – 1ª Região realizam o Seminário Trabalho Seguro: Segurança e Saúde no Trabalho no Setor de Transporte, no dia 16 de dezembro, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é promover a reflexão crítica sobre possíveis transformações que possibilitem a melhoria das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores nessa área.
Para tanto, serão discutidos os aspectos de segurança e saúde no setor de transporte rodoviário. Sonia Bombardi, coordenadora da Coordenação de Educação da Fundacentro, apresentará a palestra “Segurança e Saúde no Trabalho no Setor de Transportes: Condições de Trabalho dos Motoristas de Ônibus”. Já a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cynthia Lopes, falará sobre as ações do MPT no Setor de Transporte.
O Seminário trará ainda uma apresentação sobre o Programa Trabalho Seguro, criado pelo Tribunal Superior do Trabalho – TST, que tem o setor de transportes como prioridade para atuação em prevenção em 2013. A escolha levou em conta o número de acidentes de trabalho nessa área, divulgados pela Previdência Social. Foram 100.230 acidentes de trajeto e 29.589 acidentes de trabalho relacionados a transporte terrestre em 2011.
O Transporte Rodoviário de Carga também é considerado um dos setores prioritários pela Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho – CT-SST, que possui um grupo de ação para estabelecer iniciativas à redução de acidentes graves e fatais. No site temático de estatísticas da Fundacentro, é possível visualizar indicadores de acidentes do trabalho nessa área nos diferentes estados brasileiros. No estado do Rio de Janeiro, a taxa de mortalidade por 100 mil trabalhadores é de 38,02.
Para participar do evento, basta se inscrever pelo e-mail eventos.cerj@fundacentro.gov.br. O seminário acontece no Fórum Arnaldo Sussekind, situado à Av. Presidente Antônio Carlos, 251/ 4º andar – Centro – Rio de Janeiro. É esperada a participação de juízes, trabalhadores, empregadores, servidores do TRT e profissionais de SST, além de estudantes. A programação completa já está disponível.
O evento conta com a coordenação da tecnologista Maria Christina Felix e da coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica Renata Schneider Viaro, pela Fundacentro; e da desembargadora Maria das Graças Paranhos e da juíza do Trabalho Anelise Haase, pelo TRT.
Fonte: Fundacentro