Em seu primeiro evento à frente da Associação, o presidente da ANAMT, Dr. Zuher Handar, destaca o papel reflexivo e educacional do Fórum Presença ANAMT 2013 acerca da profissão diante da classe médica, bem como da sociedade em geral:
“Teremos discussões de grande impacto em ambos os aspectos, como a redefinição de quem poderia executar um programa de avaliação e controle da saúde dos trabalhadores, as questões éticas e de conflito na mudança da Resolução CFM 1488/98, destacando as possíveis consequências para médicos do trabalho e trabalhadores”.
Defensor de uma gestão democrática, Dr. Zuher ressaltou a elaboração colaborativa das Diretrizes Técnicas, novo instrumento que será apresentado aos associados no evento como uma das ferramentas que contribuem para alcançar este objetivo: “A construção conjunta deve ser o princípio de nossa gestão, e aproveitaremos o Fórum para, mais uma vez, garantir o caráter participativo do associado”.
Na abertura do evento, Dr. Zuher ministrará a palestra magna “Repensar o presente e o futuro da Medicina do Trabalho”, na qual pretende abordar o modo de atuação dos profissionais de SST diante dos atuais desafios econômicos e sociais. Segundo o presidente da ANAMT, é preciso acompanhar as mudanças desse contexto e trabalhar para que as modificações contribuam para o desenvolvimento do país.
“Enquanto sociedade associativa que lida com a vida e saúde no ambiente laboral, repensar a Medicina do Trabalho significa rever o nosso modelo de atuação, além do preparo dos profissionais diante do que o mundo nos apresenta, contribuindo para as políticas de saúde, trabalho e desenvolvimento social do Brasil”, destacou.
Sobre o evento:
O Fórum Presença ANAMT 2013 acontece entre os dias 22 e 23 de novembro, na cidade de Campinas (SP). O evento é voltado para profissionais de SST, gestores de saúde e segurança do trabalho e entidades representativas de empregadores e trabalhadores.