Data: 30 de agosto
Durante a solenidade de homenagem póstuma dedicada ao doutor Diogo Pupo Nogueira, realizada na Fundacentro em São Paulo, ontem (29), o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, reforçou a importância de parceria entre a Fundacentro e o Ministério.
Para o Ministro, em um momento de crescimento nacional, aumento de emprego e aumento real do salário dos trabalhadores brasileiros, é necessário que se agregue a segurança e saúde no trabalho, a fim de que contribua ainda mais com a qualidade de vida desses trabalhadores. “Precisamos estar permanentemente ligados e fazer da Fundacentro a menina dos olhos do ministério para que possamos alcançar um mesmo objetivo que é o do trabalho decente”, destacou o ministro.
Após descerrar a placa em homenagem ao Doutor Diogo Pupo Nogueira, houve a apresentação de um vídeo de homenagem póstuma elaborado pela pesquisadora e membro do Grupo de Resgate Histórico da Fundacentro, Maria Margarida Teixeira. A família de Pupo Nogueira esteve representada por um de seus filhos, Marcelo Pupo Nogueira que emocionado agradeceu pela homenagem.
A Presidenta da entidade, Maria Amelia de Souza Reis também agradeceu por todo o trabalho realizado pelo GRH e ressaltou a importância da gestão coesa entre a instituição e o ministério. “A gestão do ministro e a nossa está comprometida e compartilha toda a trajetória de compromisso e respeito junto à população brasileira”, disse.
No final da homenagem, os diretores da Diretoria Executiva (Renato Ludwig de Souza), Técnica (Hilda Alevato) e Administrativa (Paulo César Vaz Guimarães) da Fundacentro apresentaram aos membros do conselho curador, as prioridades de cada área.
Conselho Curador
A sala do Conselho Curador que recebe o nome de Diogo Pupo Nogueira retomou, a partir de ontem (29), as reuniões em São Paulo.
Representados por trabalhadores, empregadores e governo, estiveram presentes à reunião, a Presidente da Fundacentro e também do Conselho, Maria Amelia Gomes de Souza Reis; Renato Ludwig de Souza, Diretor Executivo da instituição; Marco Antonio Gomes Perez, Representante do Ministério da Previdência Social; Irene Ferreira de Souza Duarte Saad, Representante da Confederação Nacional da Indústria; José Carlos Canesin, Representante da Confederação Nacional do Comércio; Itamar Sanches, Representante da Central única dos Trabalhadores; João Donizete Scaboli, Representante da Força Sindical e Nilton Fraiberg Machado, Representante do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego.
Estiveram presentes também os membros suplentes, Amarildo Alcino de Miranda, Suplente da Presidente do Conselho; Hilda Maria Rodrigues Alevato, Suplente do Diretor Executivo da Fundacentro e Rogério de Jesus Santos , Suplente do representante da Força Sindical.
A próxima reunião extraordinária do Conselho será no dia 26 de setembro.
Fonte: Fundacentro