Especialistas de vários países debatem os rumos da nanotecnologia para os próximos dez anos

Especialistas de vários países debatem os rumos da nanotecnologia para os próximos dez anos

Data: 27 de agosto

O primeiro dos três grandes eventos em nanotecnologia acontece no dia 3 de setembro no auditório da Fundacentro em São Paulo.

O Pré-Seminário: Nanotecnologia, Sociedade e Meio-ambiente terá como finalidade, a atualização de informações sobre atividades voltadas às nanotecnologias na União Européia que antecede o X Seminário Internacional Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Seminanosoma).

Para a coordenadora técnica do evento e pesquisadora da Fundacentro, Arline Arcuri, o Pré-Seminário será de grande importância na abordagem da regulação da nano na Europa, pois contará com a participação do palestrante David Azoulay, Gerente do Centro de Direito Internacional Ambiental, em Genebra, e Aida Maria Ponce Del Castillo, Chefe da Unidade sobre Condições de Trabalho e pesquisadora em saúde e segurança do ETUI (European Trade Union Institute – Instituto Sindical Europeu).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em INSCRIçõES gratuitas , na parte esquerda da página, escolha: Eventos, e selecione Eventos a realizar, em seguida. Click inscreva-se e preencha o formulário.

O evento será realizado das 9h às 13h e é aberto a trabalhadores, sindicalistas, profissionais de segurança e saúde dos trabalhadores e público em geral interessado no tema.

O segundo acontece nos dias 5 e 6 de setembro, em Curitiba e a Fundacentro, representada por Arline Arcuri, participa do II Workshop Internacional Nanotecnologia e Sociedade na América Latina, organizado pela Rede Latino-Americana Nanotecnologia e Sociedade (ReLANS) e pelo Centro de Nanotecnologia na Sociedade da Universidade da Califórnia, Santa Barbara.

O Workshop contará com a participação de 30 conferencistas da América do Sul, Central e do Norte e acontece no Anfiteatro do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo email relans2010@gmail.com

Em outubro, especialistas do Brasil, Espanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, México e Alemanha estarão reunidos de 14 a 18, com o objetivo de promover debates acerca do tema nanotecnologia, mas especialmente refletir sobre os próximos dez anos de desenvolvimento das nanotecnologias, o futuro da sociedade, meio ambiente e do ambiente de trabalho.

O X Seminário Internacional: Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, irá apresentar os temas clássicos tratados pela Rede de Pesquisa em Nanotecnologia. Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma) ao longo dos 10 anos de atividades, bem como avaliar quais contribuições serão dadas pela Rede nesse processo. Serão abordadas análises inovadoras nas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.

O coordenador do Seminário, Paulo Martins, destaca a importância do evento defendendo três aspectos para a realização do mesmo: será o primeiro evento a consolidar dez anos de trabalho da única rede brasileira de pesquisa multidisciplinar; os temas serão analisados por pesquisadores nacionais e internacionais e por último, os compromissos assumidos para os próximos dez anos de atividade no segmento da nanotecnologia.

Martins observa ainda que durante esta década de atividades, a Renanosoma fez com que o nível cientifico da sociedade brasileira pôde ser incrementada, em especial com a execução do projeto “Engajamento Público em Nanotecnologia”, mas que ainda necessita avançar. “Tivemos um grande ganho na ciência da produção, mas necessitamos de mais recursos públicos no campo da nanotecnologia”, diz.

O evento será realizado no auditório do departamento de engenharia metalúrgica e de materiais da POLI/USP, Butantã, São Paulo.

A Assessoria de Comunicação Social da Fundacentro fará a divulgação do local para as inscrições tão logo tenhamos a confirmação.

Fonte: Fundacentro

Por |2013-08-28T09:08:52-03:0028 de agosto de 2013|Notícias|