Cresce número de acidentes na construção civil no Norte do Rio

Cresce número de acidentes na construção civil no Norte do Rio

Data: 3 de agosto

Só neste primeiro semestre de 2013, 45 acidentes com trabalhadores da construção civil foram registrados nas regiões Norte e Noroeste do estado, quase o triplo de todo o ano passado.

Os dados são do sindicato da categoria e mostram uma nova realidade: as pequenas obras feitas em casa, por amadores, aumentaram as estatísticas porque não passam por fiscalização do Ministério do Trabalho.

No dia 1º de agosto um pedreiro de 59 anos morreu depois de cair de um andaime, quando fazia o reboco da própria casa, em Saturnino Braga, na Baixada Campista. Foi a primeira morte registrada pelo sindicato da construção civil no norte do estado este ano. O vizinho da vítima confirma que ele não usava nenhum tipo de proteção.

Toda obra precisa ter um responsável técnico, um engenheiro ou arquiteto. Mas a responsabilidade pela segurança dos trabalhadores é sempre do proprietário da obra.

Para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o CREA, a fiscalização deste tipo de atividade ainda é insuficiente. Já o representante do MTE diz que seriam necessários 15 fiscais para atuar na região e que em obras pequenas o controle fica muito difícil.

Fonte: Revista Proteção

Por |2013-08-05T16:37:27-03:005 de agosto de 2013|Notícias|