Data: 10 de junho
A Fundacentro inicia hoje, 10 de junho, um curso sobre riscos químicos no Centro Estadual do Rio de Janeiro – CERJ. O objetivo é oferecer aos participantes conhecimentos técnicos básicos, que permitam uma boa compreensão sobre esse tipo de risco e do agravo à saúde dos trabalhadores causado pela exposição ao mesmo.
As aulas acontecem em período integral até o dia 13 de junho. Os docentes são os tecnologistas da Fundacentro Maria de Fatima Torres Viegas, que é médica do trabalho e atua no CERJ, e João Apolinário da Silva, químico e mestre em Química, do Centro Técnico Nacional – CTN.
Entre os participantes estão engenheiros químicos e de segurança, técnicos de segurança do trabalho e médicos do trabalho, além de estudantes. Para a tecnologista Maria de Fátima Sousa, que coordena o evento, o curso é importante para a “atualização dos profissionais de SST nas questões de compreensão, avaliação e controle dos Riscos Químicos”.
Serão abordados temas como riscos à saúde, noções de toxicologia, classificação, fatores agravantes e atenuantes, medidas de controle, Ficha de informações de segurança de produtos químicos – FISPQ e rotulagem. Os palestrantes também falarão sobre organização do trabalho, Equipamento de Proteção Coletiva – EPC e Equipamento de Proteção Individual – EPI.
Fonte: Fundacentro