A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) completa nesta terça-feira, 26 de março, 45 anos. Fundada em 1968 pelos Drs. Bernardo Bedrikow, Diogo Pupo Nogueira, Oswaldo Paulino e Joaquim Augusto Junqueira, a entidade colaborou para impulsionar a especialidade no Brasil e hoje conta com mais de 5 mil filiados nas 27 unidades da federação.
Neste período, a medicina do trabalho acumulou conquistas importantes, como a elaboração de resoluções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o tema, a inclusão da saúde do trabalhador na Constituição de 1988, a formação da Comissão Interministerial de Saúde e a instituição da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho (Plansat).
“Orgulhamos-nos de saber que participamos ativamente desse processo. Como atual presidente da Anamt, agradeço a todos aqueles que se empenharam na luta pelo fortalecimento da classe e por melhores condições de trabalho para os brasileiros. Agora, devemos olhar para o futuro com a certeza de que ainda podemos fazer muito mais”, enfatiza Dr. Carlos Campos.
A data especial é tema da matéria de capa da próxima edição do Jornal da Anamt. A reportagem conta com depoimentos de ex-presidentes e destaca a trajetória da Associação e da Medicina do Trabalho no período. Em breve, os associados poderão acessar a publicação na área exclusiva do portal.