Saúde do trabalhador da construção civil: Anamt apoia campanha para a redução do peso dos sacos de cimento

Saúde do trabalhador da construção civil: Anamt apoia campanha para a redução do peso dos sacos de cimento

Data: 10 de janeiro
A Anamt apoia a campanha “25 quilos… não mais”, organizada pela Internacional de Trabalhadores da Construção e Madeira (ICM), federação que agrupa sindicatos de profissionais das indústrias desses setores em todo o mundo. A finalidade da iniciativa — cujo lançamento oficial ocorreu em outubro de 2012 — é reivindicar junto a fabricantes e autoridades a redução do peso dos sacos de cimento na América Latina para 25kg.
Atualmente, as embalagens contêm entre 40 e 60 quilos do produto. Em seu manifesto, a ICM destaca a existência de pesquisas indicando que o levantamento e a manipulação de cargas superiores ao limite pretendido causam lesões musculares na coluna, pescoço, ombros e cotovelos.
De acordo com o Ministério da Previdência Social (MPS), as enfermidades na coluna vertebral constam entre as principais causas de licença médicas do país e respondem por cerca de 30 casos de aposentadoria para cada grupo de 100 mil beneficiários.
A legislação brasileira permite aos profissionais carregar até de 60 kg, mas, tramita no Congresso projeto de lei para reduzir a carga máxima para 30 kg. O peso máximo dos sacos de cimento nos 27 países da Comunidade Europeia é de 25 quilos. Já na Austrália, é de 20 quilos.
Por |2013-01-10T10:38:36-02:0010 de janeiro de 2013|Notícias|