Ato público na Arena Pernambuco reúne 3 mil trabalhadores

Ato público na Arena Pernambuco reúne 3 mil trabalhadores

Data: 19 de setembro

Na manhã desta quarta-feira, 19, cerca de três mil operários da obra da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, participaram do Ato Pelo Trabalho Seguro.

O presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, declarou na abertura do evento que o ato era um esforço e uma contribuição para mostrar que a Justiça do Trabalho valoriza muito a saúde e a vida de todos os trabalhadores ali presentes. “Investir em segurança e prevenção de acidentes custa muito menos do que indenizar e substituir o trabalhador acidentado. Por vocês e para vocês organizamos o ato pelo trabalho seguro e decente neste canteiro de obras”, completou.

Destacou ainda o ministro Dalazen que da mesma maneira que a Arena Pernambuco apresentará conceitos inovadores como aproveitamento da energia solar, coleta seletiva e tratamento próprio de sistema de esgoto, é necessário dedicar atenção especial para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e seguro. “Indispensável e urgente a colaboração de todos para fazer efetivos os procedimentos de prevenção”, reforçou o ministro.

Paralelo entre esporte e trabalho

Um dos grandes adversários no futebol é a confiança exagerada, o que com muita frequência leva a derrotas inesperadas. Também na construção civil a confiança em excesso pode levar à não observância dos cuidados com a segurança, provocando acidentes. “Copa das Confederações, Copa do Mundo, tudo é importante, mas vencer o campeonato pela vida vem antes de tudo”, finalizou.

O vice-governador de Pernambuco, João Lyra, representando o governador Eduardo Campos, entregou ao ministro Dalazen cópia de decreto do Governo de Pernambuco que delibera sobre a exigência, nos editais de licitação pública no estado, de um compromisso, a cargo das empresas participantes, na realização de cursos de capacitação e treinamento dos respectivos funcionários sobre prevenção de acidentes de trabalho.

A mensagem para a promoção de um ambiente de trabalho que garanta a saúde do trabalhador foi reforçada com a presença do atleta recifense Ricardo Rocha, capitão da seleção brasileira campeã na Copa de 1994.

“Tenho certeza que vocês serão os Neymares da segurança”, afirmou aos trabalhadores. Também estiveram no ato atletas dos clubes pernambucanos: o goleiro Magrão (Sport), Renatinho (Santa Cruz), Marlon e Kuki (Náutico).O tom de descontração do evento foi garantido pelo show do cantor e compositor pernambucano Maciel Melo e da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque. Elivaldo Paulino dos Santos foi o operário escolhido para simbolicamente receber a cartilha educativa sobre segurança, posteriormente distribuída a todos os trabalhadores que participaram de sorteio de diversos brindes, dentre eles camisas da seleção brasileira e de clubes do Recife.

Representando os sindicatos, Wilton Batista de Oliveira falou em nome do Sintepav-PE e Margareth Liz Rubem em nome do Sinicon.

Compareceram ao evento o presidente do TRT6, desembargador André Genn; a vice-presidente, desembargadora Maria Helena Guedes Soares de Pinho Maciel; a corregedora regional, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo; as gestoras regionais do Programa Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho, desembargadoras Valéria Gondim e Dinah Figueiredo; desembargadores, juízes e servidores do TRT-PE; o presidente do Consórcio da Arena Pernambuco, Marcos Lessa, além de advogados, procuradores e representantes de instituições apoiadoras do evento.

Fonte: TRT-PE

Por |2012-09-21T11:36:26-03:0021 de setembro de 2012|Notícias|