Análise prévia considera ações de ergonomia em projetos industriais

Análise prévia considera ações de ergonomia em projetos industriais

Data: 30 de agosto

A Ergonomia pode ser definida como o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Já a Ergonomia de Concepção ocorre quando essa adaptação se faz durante o projeto do produto, da máquina, do ambiente ou de um sistema. Esta seria uma situação privilegiada, pois as alternativas podem ser amplamente examinadas.

Entretanto, há exigência de conhecimento de causa de quem analisa e propõe as recomendações, pois a situação real ainda não existe e a análise é realizada por meio de situações hipotéticas. Essas situações podem ser comparadas às condições reais existentes. Com o avanço da computação gráfica, há a possibilidade da simulação em 3D dos cenários que se projeta.

A Ergonomia foi incorporada ao processo projetual em virtude da necessidade de se considerar os fatores humanos nos projetos desenvolvidos. Diante disso, o intuito deste artigo é descrever a implantação da Ergonomia de Concepção nos novos empreendimentos de uma refinaria de petróleo.

Concepção

Os estudos foram realizados em uma refinaria de petróleo. O refino é o conjunto de processos industriais ao qual o petróleo é submetido para dar origem a produtos consumíveis.

Como objeto de estudo desse trabalho tem-se unidades de duas carteiras em implantação nesta refinaria: as carteiras de gasolina e de coque. A construção dessas unidades tem como objetivo melhorar a qualidade da gasolina e do diesel produzidos na refinaria, com a redução do enxofre, além de produzir o coque como um novo subproduto do petróleo.

Para dar início ao processo ergonômico foram realizados alguns procedimentos: a realização de Análises Ergonômicas do Trabalho das instalações existentes para estudar as atividades e necessidades da força de trabalho; o treinamento em Ergonomia de Concepção dos projetistas e usuários do setor de novos empreendimentos, buscando a constituição da consciência ergonômica e a capacitação técnica em Ergonomia dos profissionais.

Durante a elaboração das AETs nos diversos setores, foram levantadas demandas ergonômicas de difícil adequação com a refinaria em funcionamento, mas que seriam de fácil solução se pensadas durante as fases de projeto. Assim, a análise ergonômica na fase de projeto das novas unidades seria uma grande oportunidade de aplicação da Ergonomia de Concepção, evitando situações de correção futura decorrentes de inadequações ergonômicas.

Fonte: Revista Proteção

Por |2012-08-30T12:56:58-03:0030 de agosto de 2012|Notícias|