Fundacentro e INMET firmam acordo de cooperação técnica

Fundacentro e INMET firmam acordo de cooperação técnica

Data: 14 de agosto

A pesquisa histórica do comportamento climático de sobrecarga térmica poderá contribuir para, em cada local de interesse e para cada atividade laboral exercida a céu aberto, estabelecer a inter-relação entre a exposição ao calor, e a doença ou morte dela decorrente. é o caso, por exemplo, das atividades de trabalho realizadas no mar, em especial a atividade pesqueira.

Segundo o documento apresentado pela Fundacentro, este Acordo de Cooperação Técnica possibilitaria aos órgãos públicos, empresas e entidades sindicais desenvolver e implementar medidas de gestão e de prevenção de doenças e mortes de trabalhadores decorrentes da sobrecarga térmica.

O acordo foi firmado em Brasília, no dia 10 de agosto de 2012, pelo Diretor do Inmet, Antonio Divino Moura, e pelo Presidente da Fundacentro, Eduardo de Azeredo Costa.

O objetivo é o de promover “a conjunção de esforços e o desenvolvimento conjunto de atividades visando às aplicações meteorológicas, elaboração de produtos de tempo e clima, e o acesso aos dados da rede de estações meteorológicas do INMET de interesse restrito da FUNDACENTRO”.

O INMET compromete-se a fornecer, mediante termo de responsabilidade, os dados meteorológicos de sua rede de estações automáticas nos estados de SP, MG, PR. MS e RJ, estritamente necessárias às atividades executadas pela FUNDACENTRO. Esta, por sua vez, deverá disponibilizar um canal de rede FTP para a transferência dos dados, e manter tais dados sob absoluto sigilo.

Os executores deste acordo serão, pelo INMET, o coordenador geral de agrometeorologia, Alaor Moacyr Dall’Antonia Jr, e pela FUNDACENTRO, o tecnologista Paulo Alves Maia.

O compromisso terá validade de cinco anos, a contar da data de sua assinatura, e poderá ser prorrogado ou alterado de comum acordo entre as partes.

Fonte: Fundacentro

Por |2012-08-16T10:52:25-03:0016 de agosto de 2012|Notícias|