Data: 24 de julho
Por ser uma das cidades-sede do campeonato internacional, foram iniciadas no Recife muitas obras tendo em vista a realização da Copa do Mundo de 2014. De olho no bem estar de quem atua na área, a Secretaria Municipal de Saúde promove, até esta sexta-feira (27), o 1o Curso Básico Saúde, Trabalho e Meio Ambiente. A proposta é qualificar 45 dirigentes sindicais da construção civil para que eles atuem como agentes multiplicadores de informação.
As aulas ocorrem pela manhã e à tarde, na sede do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), na Boa Vista. Os integrantes foram divididos em duas turmas. O primeiro grupo de lideranças da categoria já passou pelo processo entre os dias 2 e 6 de julho.
Nos cinco dias de duração, o curso aborda a saúde no trabalho por meio de uma metodologia diferenciada dando atenção às vivências e experiências dos participantes. Entre os temas discutidos estão noções sobre o mapa de risco, que ajuda a identificar e evitar áreas e situações perigosas dentro de um canteiro de obras; causas de acidentes, como os de altura e os de choque elétrico; de doenças adquiridas no ambiente de trabalho, como dengue e até uma intoxicação alimentar. Também serão comentadas medidas para superar esses problemas.
Ainda dentro do conteúdo programático, os participantes aprendem o contexto histórico dos cuidados no ambiente de trabalho dos anos 60 aos dias de hoje, com a ascensão da saúde do trabalho prezando pela interação entre contratados e empregadores. Eles também serão sensibilizados sobre os princípios de legislação motivando a consciência de prevenção de acidentes e agravos no trabalho. O curso também destaca a capacidade de os alunos de criarem, junto aos seus colegas e patrões, estratégias que assegurem a segurança física e mental da força de trabalho.
Um dos coordenadores da capacitação, Admilson Ramos enfatizou a importância de a Prefeitura do Recife estar atenta ao tema. “Por causa da Copa do Mundo 2014, estão ocorrendo diversas iniciativas como a construção de hotéis e viadutos e a revitalização de estradas. é evidente a intensa participação da construção civil nesse universo. Diante disso, a ideia é capacitar cada vez mais os profissionais para que eles possam monitorar as condições de trabalho e cumprir e exigir deveres e direitos, passando por esse processo de maneira saudável, minimizando riscos de acidentes, doenças ou mortes”, falou Ramos.
O dirigente sindical e servente Cícero Abnoã está bastante satisfeito com a iniciativa. “Várias atividades vão acontecer daqui para a Copa do Mundo. O trabalho só aumenta e temos que estar atentos ao nosso trabalho, sem deixar de lado a nossa saúde e esse curso está nos lembrando disso muito bem”, ressaltou.
Atuação
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Dentro dessa perspectiva, o Município tem várias competências em relação às ações de saúde do trabalhador, entre elas: capacitar o controle social para identificar e atuar nas situações de riscos à saúde relacionadas ao trabalho, sobretudo, nos ambientes de trabalho e sobre os processos produtivos para garantir a transparência na condução dos processos administrativos no âmbito do direito sanitário.
Fonte: Prefeitura de Recife