Data: 12 de julho
Morreu, no dia 3 de julho, aos 82 anos, de complicações cardíacas e renais, o ex-ministro do Trabalho e criador das Normas Regulamentadoras, Arnaldo da Costa Prieto. Gaúcho, de São Francisco de Paula, engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-graduação em Economia, exerceu vários cargos públicos, até chegar a ministro do Trabalho e da Previdência Social em 1974, e ainda naquele mesmo ano, com a divisão de seu ministério em dois, assumiu a pasta Trabalho até 1979.
Em sua gestão, a Fundacentro ganhou sua estruturação definitiva e as Normas Regulamentadoras tiveram todo o seu apoio para a sua elaboração e aprovação, sendo pela primeira vez aplicadas durante a construção da Usina de Itaipu, na década de 70.
Seu desejo em acompanhar de perto a realidade vivida pelos trabalhadores o levou a visitar locais em que as situações de trabalho eram as piores possíveis. No período em que atuou como ministro do Trabalho, Prieto foi ainda um incentivador dos Congressos de Prevenção de Acidentes de Trabalho, da criação dos centros regionais da Fundacentro e da sede nacional em São Paulo.
Quando assumiu o Ministério a taxa de acidentes de trabalho era de 17% ao ano. Terminado seu mandato, esse número reduziu para menos da metade. Seu desejo, conforme a última entrevista dada à Proteção, era de que “esse trabalho não se perdesse, mas que tivesse continuidade na luta diária dos profissionais de SST que realmente almejam a prevenção e a segurança nos ambientes de trabalho”.
Fonte: Revista Proteção