Presidente de federada da Anamt coordena produção de manual de SST para servidores públicos do DF

Presidente de federada da Anamt coordena produção de manual de SST para servidores públicos do DF

Foram lançadas no dia 22 de maio as primeiras edições do Manual de Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público do Distrito Federal e da Cartilha de Orientações a Gestores de Dependentes Químicos. A presidente da federada da Anamt em Brasília, Rosylane Nascimento das Mercês Rocha, coordenou a produção das publicações.

Os documentos estabelecem uma série de diretrizes para eliminar ameaças à saúde dos servidores em decorrência de suas ocupações. Entre elas, constam procedimentos para lidar com riscos ambientais, ergonômicos, psicossociais, físicos, químicos e biológicos.

“Trata-se de um material bastante abrangente e didático. A iniciativa representa um passo muito importante para a Medicina do Trabalho no Brasil, porque, além da questão legal, houve a preocupação de elaborar um projeto técnico para orientar na execução das atividades”, exalta o vice-presidente nacional da Anamt, Dr. Mário Bonciani.

Mário acrescenta que o manual e a cartilha podem ser considerados uma grande vitória para a Anamt, uma vez que resultam de uma mobilização nacional para a ampliação da cobertura dos serviços de SST para os profissionais não celetistas.

“A questão da saúde ocupacional para funcionários públicos é debatida, há algum tempo, em todos os nossos eventos. Acreditamos que, em breve, outros estados e municípios devam se integrar a esses esforços”, conclui.

Por |2012-07-05T11:10:23-03:005 de julho de 2012|Notícias|