Pesquisa aponta dor crônica como maior motivo de faltas ao trabalho

Pesquisa aponta dor crônica como maior motivo de faltas ao trabalho

Data: 5 de julho

Estudos nacionais e internacionais demonstram que entre 75% a 80% das pessoas que procuram os serviços de saúde relatam algum tipo de dor crônica. O problema atinge entre 30 e 40% da população brasileira e representa a principal causa de absenteísmo no país. Neste sentido, o artigo “Dor dentária como motivo de absenteísmo em uma população de trabalhadores” analisou a prevalência do problema, sua relação com o absenteísmo e as possíveis características sociodemográficas desses indivíduos.

O estudo faz parte da edição de maio da publicação Ciência & Saúde Coletiva, e tem como autores Maria Helena Miotto, da Universidade Federal do Espírito Santos, Jean Carlos Silotti, da prefeitura municipal de Venda Nova do Imigrante (ES), e Ludmilla Barcellos, da Universidade de Vila Velha (ES).

Os especialistas observaram que “a prevalência de dor dentária entre os trabalhadores foi de 43% e a de absenteísmo por dor dentária de 23,4%”. Verificou-se ainda que os indivíduos com Ensino Médio incompleto tem até duas vezes mais chances de apresentar o transtorno.

“Os resultados refletem dificuldade no acesso ao serviço odontológico e uma necessidade urgente de medidas de promoção de saúde e assistenciais direcionadas à população trabalhadora”, enfatizam. “Isto reduziria o sofrimento experimentado pelo agravamento dos problemas bucais e os riscos do absenteísmo, como redução salarial e até mesmo demissão”, concluem.

Fonte: Agência Notisa

Por |2012-07-05T09:38:56-03:005 de julho de 2012|Notícias|