Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Data: 06/06/2012 – 19h44m

Com o objetivo de orientar a população a respeito de como identificar o trabalho infantil, além de mostrar os canais disponíveis para receber as denúncias ao se deparar com crianças envolvidas em tarefas que apresentam riscos à sua saúde, segurança e vida, o dia 12 de junho foi escolhido como Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A data incita a reflexão da sociedade e do poder público sobre a importância da implementação das convenções nº 138 e nº 182 da OIT, que estabelecem a idade mínima para admissão do emprego e que trata das piores formas de trabalho infantil, que pode envolver abuso físico, psicológico ou sexual; uso de máquinas ou ferramentas perigosas; e ambientes insalubres com temperaturas extremas, excesso de ruído ou vibração.

Desta forma, na próxima terça-feira, 12 de junho, entre 9h e 12 horas, a Praça Doutor Carlos Versiane receberá uma ação de cidadania que vai levar serviços, principalmente de saúde, para mais próximo da população, como forma de lembrar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e importância da data.

Estrutura

Na maior cidade do Norte de Minas, existem 11 núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que trabalham com crianças, entre 6 e 16 anos incompletos, de forma preventiva, através de atividades de fortalecimento dos vínculos no contra turno escolar. Atualmente, cerca de 400 crianças e adolescentes são atendidos pelo programa, e realizam atividades relacionadas às artes, esportes e lazer.

O PETI também age no combate do trabalho infantil atendendo a denúncias sobre a prática criminosa do trabalho infantil encaminhadas por órgãos como o Conselho Tutelar (0800-283-8388) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (0800-286-3050).

Fonte: www.onorte.net

Por |2012-06-08T14:55:33-03:008 de junho de 2012|Notícias|