Data: 06/05/2012
Com o propósito de sensibilizar trabalhadores e empregadores para a adoção de medidas que garantam a segurança no ambiente de trabalho, um ato público pelo Trabalho Seguro será realizado nesta segunda-feira (07/05), na Arena Pantanal, em Cuiabá.
O evento conta com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, e do governador Silval Barbosa, além de outras autoridades. O jogador Rogério Ceni também confirmou presença.
As atividade terão início às 8h, com um café da manhã seguido de uma programação com apresentação artística da dupla Nico e Lau, de grupos de Siriri e vídeos sobre a prevenção de acidentes. às 10h será realizado o Ato Público, que inclui a visita pelo canteiro de obras da Arena.
O Ato Público é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), criado no último dia 9 de abril deste ano com o objetivo de desenvolver atividades permanentes e contínuas voltadas à promoção da saúde do trabalhador e ao fortalecimento da Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho (PNSST).
Vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Getrin 23 é presidido pelo TRT/MT tendo como membros as secretarias estaduais da Copa do Mundo (Secopa) e de Trabalho e Assistência Social (Setas), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a OAB, a Federação das Indústrias (Fiemt), o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da Baixada Cuiabana, o Consórcio Santa Bárbara e Mendes Júnior e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho em Mato Grosso (Amatra 23).
O evento em Cuiabá será o terceiro do país. O primeiro Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil foi realizado no início de Abril nas obras de reconstrução do estádio do Maracanã, seguido de evento em Natal (RN).
A intenção do Ato Público, conforme o presidente do TRT mato-grossense, desembargador Tarcísio Valente, é envolver o maior número possível de trabalhadores, não apenas os da construção da Arena Pantanal, mas também os que prestam serviços em outras obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014.
“A Justiça do Trabalho está atenta ao aumento do número de acidentes de trabalho, tema de uma campanha que está sendo desenvolvida em todo o país. Nós, de Mato Grosso, temos – além da construção civil- outros dois setores com os quais nos preocupamos: o de frigoríficos e a de madeireiras”, observou.
Fonte: Expresso MT