Em 1º de maio, o mundo celebra o Dia Internacional dos Trabalhadores, também conhecido como Dia do Trabalhador. A data foi instituída em 1920 na Rússia, em homenagem a trabalhadores que foram violentamente reprimidos em manifestações trabalhistas ocorridas em 1886, nos EUA, e, em 1891, na França.
No Brasil, a data também marca a criação, em 1943, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que têm por objetivo regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho. Uma série de artigos da CLT dá sustentação às Normas Regulamentadoras (NR), embasando oficialmente a Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
Em tempos em que a competição no mercado de trabalho é cada vez mais acirrada e o nível de produtividade é o principal critério de seleção e de recompensa, é fundamental que tais leis sejam respeitadas e que os órgãos responsáveis fiscalizem sua aplicação, visando a garantir a qualidade de vida dos trabalhadores.
Nesse sentido, a Anamt trabalha para valorizar boas iniciativas, pesquisas e experiências na área da medicina do trabalho, bem como para divulgar e condenar a exploração trabalhista, entendendo que a saúde e a segurança do trabalhador devem ser prioridades para empregadores e empregados, e que todos têm a ganhar com a compreensão dessa premissa.
Diretoria da Anamt