Na semana passada, o Dr. Zuher Handar, Diretor Científico da Anamt, esteve na Europa realizando reuniões com entidades ligadas à Medicina do Trabalho, com o objetivo de trocar experiências e firmar parcerias do outro lado do Atlântico.
No dia 9 de abril, Zuher participou de uma reunião na Universidade Nova de Lisboa com a presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho (SPMT), Drª; Ema Leite, e o Dr. Antônio Uva, do Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/UNL).
Os participantes analisaram a possibilidade de parcerias técnicas e científicas entre as duas associações e a viabilidade de projetos comuns na área da saúde do trabalhador e formação de médicos do trabalho. Zuher convidou ambos os órgãos para participar do 15º Congresso Nacional da Anamt, em 2013. A SPMT irá consultar sua diretoria sobre a participação e a Universidade de Nova Lisboa decidiu estabelecer temas específicos para sua atuação no congresso.
A SPMT propôs estender aos associados da entidade portuguesa e da brasileira os mesmos direitos de sócios comuns. Assim, Sócios da SPMT teriam os direitos de acessar o site da Anamt reservados aos seus sócios e vice-versa. Da mesma forma teriam o direito a pagar as mesmas taxas em encontros realizados pela Anamt e vice-versa.
Já a Universidade de Nova Lisboa sugeriu estabelecer um plano de trabalho concreto com produtos a serem construídos em conjunto, como material de formação e informação para trabalhadores também da áfrica (internacionalização do trabalho). A universidade também apresentou a proposta de intercâmbio entre alunos de residência e de pós-graduação das duas instituições. A entidade educacional sugeriu, ainda, o convite de profissionais dos países africanos lusófonos, Angola e Moçambique, para o congresso.
Dois dias depois, no dia 11/04, Dr. Zuher esteve na Espanha com membros da Associação Espanhola de Especialistas em Medicina do Trabalho: Antonio Iniesta álvarez, José Manuel Gómez López e Alfredo Ribelles Villalba. Com os mesmos objetivos da reunião em Portugal, além de fortalecer o Fórum Ibero-Americano de Saúde e Trabalho, a reunião teve como propostas uma maior possibilidade de intercâmbio por intermédio da informática, como por exemplo com a transmissão do congresso pela internet.
A associação espanhola também propôs estabelecer um programa de intercâmbio na formação e atualização dos médicos do trabalho com cursos à distância ou por conferências online. Ficou acordada a divulgação dos eventos das duas instituições em seus respectivos sites e foi proposto, ainda, um fortalecimento do Fórum Ibero-Americano de Saúde e Trabalho, com definição de um programa permanente de ação na área técnica e científica.