Data: 22 de março
Palestrante: Professora Frida Fischer
Tema: Youth at Work: Challenges for a Sustainable Future
A Professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Frida Fischer, apresentou vários trabalhos que avaliaram a condição laboral de jovens trabalhadores, em diferentes situações.
Os estudos mostram que trabalhar 20 horas ou mais/semana afeta o desempenho escolar e o profissional. O trabalho entre jovens cursando os ensinos médio e fundamental é comum em áreas rurais. Estudo feito no estado de São Paulo mostra que de 9,6 a 12% dos estudantes trabalham.
As atividades desenvolvidas por estes jovens são, em geral, aquelas que não necessitam de capacitação especializada. São trabalhos domésticos, em restaurantes e em olarias, por exemplo. A faixa salarial, em média, não ultrapassa dois salários-mínimos e a maior parte dos jovens trabalhadores recebe salários próximos ao mínimo.
Nessa faixa da população laboral, há relatos de cansaço, aumento da sonolência devido à diminuição das horas de sono, diminuição do tempo para o estudo e para a vida pessoal, e referências de estresse.
Estudos mostraram que o risco de lesões é maior entre jovens trabalhadores na faixa entre 16 a 19 anos, do que em trabalhadores de 20 a 24 anos. Quando perguntados a que atribuem os incidentes, estes trabalhadores respondem que o ambiente de trabalho não era seguro, que não houve treinamento adequado, que houve irresponsabilidade da supervisão, dentre outras alegações. Estes jovens também relatam situações de risco como humilhações, abuso de poder, constrangimentos psicológicos e, até, abuso sexual.
Com base no aprendizado adquirido, a professora Frida colaborou para a escrita de um livro sobre o assunto, dirigido aos jovens e adolescentes. O livro “O trampo, a saúde, o futuro”, da autora Lô Galasso, pode ser baixado gratuitamente no site da Escola Nacional de Saúde Pública (http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/_uploads/documentos-pessoais/documento-pessoal_18268.pdf).
Informações atualizadas sobre cuidados que estes trabalhadores devem ter podem ser encontrados, em inglês, no site da NIOSH (http://www.cdc.gov/niosh/topics/youth/)
A professora fechou a palestra alertando os participantes sobre a educação. Trabalhadores jovens e adolescentes precisam ter uma atenção especial para que os estudos não sejam comprometidos, pois é com base em uma boa e sólida formação que se constrói o futuro de um país.