Data: 21 de março
Palestrante: Dr. Godfrey B. Tangwa (Professor of Philosophy of University of Yaounde – Yaounde/Camerron)
Tema: Fundamental Moral Values, Cultural Diversity and Ethics Regulation within the Health Professions
Prof. Tangwa reconheceu que a medicina tem feito grandes avanços no mundo atual, com base no desenvolvimento da ciência, da pesquisa e de novas tecnologias. Este avanço, no entanto, tem sido contrabalanceado por vários desafios como má prática, distribuição desigual de recursos, inversão do ônus relacionado a doenças, monopólios, aplicação dirigida aos negócios e aos lucros.
A sociedade tem falhado em aprender com os erros do passado. Experiências similares às feitas pelo regime nazista, por exemplo, são reproduzidas em países onde não há regulamentação ética para a pesquisa científica. Casos como o da Guatemala já levaram a pedidos oficiais de desculpas por parte do governo norte-americano. Por estes e outros motivos, é importante que haja uma regulamentação ética global.
Prof. Tangwa declarou que é possível haver uma regulamentação global. Exemplificou com o Código de Nuremberg, a Declaração de Helsinki, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Código de ética da ICOH. E como fazer uma regulação global apropriada? Defendeu que as diferenças sejam respeitadas, considerando diferente valores e culturas, e tendo como princípios básicos a autonomia, o fazer o bem e não o mal, a justiça. Isso é imperativo para que o mundo possa viver de forma harmoniosa.