Entre os dias 18 e 23 de março de 2012, Cancun vai sediar o 30º Congresso da International Comission on Occupational Health (ICOH). Na cidade mexicana, profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) vão participar de palestras e conferências sobre o tema: “Saúde ocupacional para todos: da pesquisa à prática”. No evento, também haverá a posse da próxima diretoria da ICOH, que assumirá o triênio 2012-2014, e dois brasileiros estão concorrendo a vagas.
Os cargos são disputados por profissionais de países como China, Turquia, Sérvia e Canadá. O Brasil está representado por Zuher Handar e Edoardo Santino, médicos especialistas em SST. As candidaturas têm o apoio da Anamt e de representantes de outras nações como, por exemplo, Argentina, índia, Finlândia, Itália e França.
Atual diretor científico da Anamt, Zuher Handar também atua como professor e coordenador de pós-graduação em duas universidades do Paraná, e também como médico especialista no Centro de Saúde Ocupacional do mesmo estado. Pós-graduado em Saúde Ocupacional e Saúde Pública, ele foi um dos membros da comissão organizadora do Congresso da ICOH em Foz do Iguaçu, ocorrido em 2003.
Autor de livros como Guia prático da audiometria ocupacional e Controle de trabalhadores expostos a chumbo inorgânico, Edoardo Santino é ex-presidente e ex-diretor da Comissão de Título de Especialista da Anamt. O médico também atuou como secretário-geral da Associação Latino-Americana de Saúde Ocupacional, e é membro do Comitê Técnico de Distúrbios Osteomusculares.
As fichas de votação foram enviadas por correio aos membros da ICOH em outubro, e o prazo final para reenvio de envelopes e células é o dia 18 de fevereiro. A posse dos membros eleitos na assembleia geral acontecerá após o Congresso.
Para saber o perfil de cada candidato, acesse este link.
Destaques dos presidentes
O presidente da ICOH, Kazutaka Kogi, explicou que o local inicialmente escolhido para o Congresso (a cidade de Monterrey, também no México) foi modificado para garantir a segurança dos participantes do evento. Kogi ressaltou que o foco do encontro – além da união de pesquisadores e praticantes – serão os procedimentos de gerência proativa de riscos e as abordagens inovadoras baseadas em soluções já encontradas.
Presidente do 30º Congresso da ICOH, o médico Jorge Camino destacou que os três comprometimentos iniciais do comitê organizador, que são o alto nível da programação científica, taxas de entrada a custos mais baixos e excelentes instalações, foram atingidos. Camino explicou que o tema do Congresso “é baseado na crença que os trabalhadores em todo o mundo precisam de proteção da saúde para prevenir qualquer doença ou acidente ocupacional como parte de seus direitos humanos e trabalhistas”.
As 10 sessões plenárias, as 30 semiplenárias e os 200 minissimpósios serão ministrados em espanhol, francês e inglês. Os palestrantes serão de diversos países – como Camarões, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Estados Unidos e Itália – e abordarão tópicos como: “Fatores socioeconômicos, trabalho e doenças crônicas”, “Radiação solar: um risco ocupacional subestimado” e “Contribuição de padrões globais e políticas de trabalho decente”.
Facilidades
A Anamt e a M.A. Turismo oferecem um pacote para participação no Congresso que inclui passagem aérea de ida e volta, traslado do aeroporto ao Riu Hotel Cancun, e direito a um apartamento com vista para o mar, entre outras vantagens. Os valores variam entre US$ 1.938 e US$ 2.388, podendo ser pagos em 10 vezes ou no débito no cartão de crédito. São apenas 30 lugares, e a faixa de preços citada é válida somente até o dia 5 de dezembro. Para saber mais detalhes, acesse este link.