Data: 16/11/2011
O X Fórum Presença Anamt, ocorrido entre os dias 12 e 14 de novembro no Rio de Janeiro, debateu os diferentes aspectos do tema “Os Fatores Psicossociais e da Atenção Integral à Saúde do Trabalhador”. O evento, sediado no Windsor Atlântica Hotel, em Copacabana, teve cerca de 350 inscritos de diversos estados do país, atraídos pelos painéis com especialistas nacionais e internacionais.
Na abertura do evento, Carlos Campos, presidente da Anamt, destacou a importância dos profissionais aprofundarem o conhecimento neste tema. “Este evento serve para destacarmos a educação continuada dos médicos do trabalho. Além disso, estas áreas precisam ser revistas. Temos que ter uma cultura de prevenção no país; e, expandindo nosso conhecimento, teremos atitudes”, afirmou.
Debates e prova
O Fórum abordou temáticas a respeito dos fatores psicossociais, discutindo, por exemplo, a saúde do profissional da saúde, os desafios de gestão, a organização do trabalho e os sintomas que afligem os profissionais.
Em paralelo, ocorreu o Seminário Anamt/ABMT, cujo tema era “Gestão da Saúde dos Trabalhadores em Offshore”. Os palestrantes discutiram algumas questões e apresentaram trabalhos sobre os reflexos dos fatores psicossociais na saúde do empregado, e nas exigências e conflitos entre as legislações trabalhista, marítima e internacional, entre outras.
Ao fim do evento, no dia 14 de novembro, foi realizada a XXXII Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho. Conforme o edital, a lista de aprovados será divulgada em 14 de dezembro no site da Anamt, e o título é válido por 5 anos, sendo renovável segundo os critérios estabelecidos pela Comissão Nacional de Acreditação.