Data: 10/10/2011
Os moradores do conjunto habitacional Cingapura Zaki Narchi, situado próximo ao Shopping Center Norte – na capital paulista – aguardam decisão da Justiça para saber se serão removidos do local. A pedido do Ministério Público Estadual, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a interdição do local e a retirada de todos os moradores porque foi encontrado gás metano no subsolo dos prédios – o que provoca risco de explosão.
A Prefeitura de São Paulo pediu que a Justiça reconsidere a decisão. O juiz marcou para o dia 11 de outubro uma audiência com representantes do Ministério Público, da prefeitura e técnicos da companhia ambiental.
Liberação de centro comercial
O Shopping Center Norte, um dos mais movimentados de São Paulo, reabriu no dia de 07 de outubro. Os funcionários das lojas do shopping foram ao trabalho normalmente hoje. O prefeito Gilberto Kassab, o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas (PSDB), e técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foram ao local para uma vistoria no dia 06 de outubro, e depois suspendeu a multa diária de R$ 17.450,00 imposta desde 19 de setembro – por considerar que a instalação de sistema de drenos destinado à extração do gás metano confinado em bolsões no subsolo do empreendimento foi realizado.
O shopping e o conjunto habitacional foram construídos sobre um lixão, cujo material foi aterrado. Mas a grande quantidade de gás metano pode resultar na explosão dos locais, além de expor a saúde dos trabalhadores e dos moradores ao gás.
Fontes: Band, Rede Brasil Atual e Jornal Nacional