Estudo avalia condições e ambientes de trabalho na agricultura familiar

Estudo avalia condições e ambientes de trabalho na agricultura familiar

Data: 26/05/2011

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) lançou na terça-feira (24), durante cerimônia realizada no auditório do Ifet, o Projeto Levantamento e Estudo das Condições e Ambientes de Trabalho na Agricultura Familiar que será desenvolvido em Barbacena, Carandaí e Alfredo Vasconcelos.

De junho a agosto um questionário será aplicado nestas três cidades para coletar dados e informações, por meio de entrevista espontânea, referentes a propriedades em regime de economia familiar, com áreas totais não superiores a 88 hectares. O trabalho de levantamento vai ser executado por alunos dos cursos Técnicos de Segurança do Trabalho, Técnicos em Agropecuária e do curso de Agronomia do Ifet. Os estudantes receberam capacitação para desenvolver a pesquisa.

A Fundacentro, entidade ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, já desenvolveu o levantamento em São Paulo, Paraná e Bahia. é a primeira vez que o trabalho é realizado em Minas Gerais. A região foi escolhida por ser a responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos que abastecem as principais centrais de alimentos.

Em Barbacena, a realização do projeto tem apoio da Prefeitura, através do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), Demasp, Coordenação de Agricultura Familiar e Economia Solidária da Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ifet, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbacena e Região, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Fonte: Site PMB

Por |2011-05-27T10:53:44-03:0027 de maio de 2011|Notícias|