Funcionário morre em explosão em refinaria de petróleo de SP

Funcionário morre em explosão em refinaria de petróleo de SP

Data: 17/05/2011

São José dos Campos/SP – Um incêndio dentro da Refinaria Henrique Lage (Revap), de São José dos Campos, a 97 km da capital paulista, matou um trabalhador e deixou dois feridos na tarde do dia 17 de maio. As vítimas prestavam serviço para uma empresa terceirizada da refinaria.

O acidente ocorreu por volta das 15h30. De acordo com o Sindicato da Construção Civil, no momento do acidente um estrondo foi ouvido nas imediações. Os sindicalistas estavam na refinaria fazendo uma manifestação de outra terceirizada, que paralisou as atividades nesta manhã.

Uma equipe médica da refinaria fez o atendimento aos feridos e os levou para a Santa Casa, mas o estado de saúde ainda não foi informado. Após o acidente, os trabalhadores foram retirados do local por medida de segurança. Segundo a Revap, a unidade funcionava normalmente no fim da tarde.

A refinaria informou ainda que a Cetesb e a Defesa Civil foram informadas da ocorrência, e que as causas do acidente estão em análise pela equipe técnica da Petrobras/Revap.

Segundo acidente
No dia 13 de maio, um trabalhador estava em um vaso de condensado e desmaiou ao entrar em contato com o nitrogênio. De acordo com a empresa, o empregado foi imediatamente socorrido pela equipe de resgate e socorro médico da refinaria e encaminhado ao Pronto-Socorro da Vila Industrial, onde passou por exames. Posteriormente, ele foi transferido para um hospital particular.

Fuligem
Em 3 de maio, a Cetesb voltou a registrar emissão de fuligem da Revap em direção a bairros vizinhos da refinaria, em São José dos Campos. Segundo a agência, a ocorrência foi durante a madrugada, durante a limpeza de um reator.

Foi a segunda vez em pouco mais de um mês que o problema foi registrado. No fim de março, moradores da região foram surpreendidos por uma poeira preta que atingiu carros e casas. A Revap foi multada em mais de R$ 174 mil. A refinaria informou, na ocasião, que a poeira não é tóxica e que técnicos tentavam identificar a causa da ocorrência.

Fonte: G1

Por |2011-05-19T16:19:42-03:0019 de maio de 2011|Notícias|