Data: 07/12/2010
Foi publicada pela ABNT no último dia 1° a Norma NBR 18801 de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – Requisitos. O texto, que foi elaborado em conjunto com a Anamt, especifica regras para que as empresas evitem acidentes de trabalho. Participaram do processo o vice-presidente nacional, Dr. Mário Bonciani, o vice-presidente da Região Sudeste, Dr. Aizenaque Grimaldi, a diretora da divulgação, Dra. Marcia Bandini, e o suplente do Conselho Fiscal, Dr. Gilberto Archêro.
A norma tem abrangência nacional e garante a melhoria contínua das condições e ambientes do trabalho. As regras também otimizam a eficiência operacional, identificam a produtividade e auxiliam na redução de custos, além de fortalecer a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, garantindo o gerenciamento integral do processo, pois agregam valor, com embasamento humanístico.
O texto foi idealizado para ser aplicado pelos diferentes segmentos produtivos – micro, pequena, média e grande empresa – e levou em consideração as diferenças culturais e conhecimentos técnicos relacionados à SST, como também as dimensões continentais do nosso país.
O assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Previdência Social, Domingos Lino, ressaltou ainda que a NBR 18801 será uma ferramenta básica para análise da cultura empresarial e terá impactos na questão do FAP, que pode aumentar ou diminuir a alíquota do seguro acidente do trabalho.