Portaria aborda saúde mental de servidores públicos federais

Portaria aborda saúde mental de servidores públicos federais

Enquanto servidores públicos estaduais dependem de iniciativas de seus governos para obterem normas de gestão em Segurança e Saúde Ocupacional, os servidores federais contam com as diretrizes da Política de Atenção à Saúde do Servidor. Para fortalecer essa ação, o Ministério do Planejamento publicou, no dia 6 de maio, a Portaria 1.261, responsável pela aplicação de um conjunto de projetos e ações na área da saúde mental dos servidores públicos federais.

Por meio dessa legislação, serão priorizadas estratégias para o enfrentamento dos problemas relacionados à saúde mental, sendo essa uma das maiores causas dos afastamentos do trabalho no serviço federal. “Mesmo que a abrangência desta normatização seja direcionada, inicialmente, aos órgãos da administração pública federal, sabemos que ela acabará tendo influência nos governos estaduais e municipais. Ou seja, todos os servidores sairão ganhando com essas ações na área de saúde mental”, conclui o médico do Trabalho e coordenador-geral de seguridade social do servidor público federal do Ministério do Planejamento, Sérgio Carneiro.

Entre os procedimentos recomendados aos órgãos federais pela portaria 1.261 encontra-se, a realização de ações de prevenção à saúde do servidor no processo de trabalho, a priorização de estratégias de enfrentamento dos problemas relacionados à saúde mental, monitoramento dos riscos ambientais e promoção de ações educativas.

Fonte: Redação Revista Proteção

Por |2010-11-06T09:25:56-02:006 de novembro de 2010|Notícias|