Dia mundial da SST celebra avanços no Brasil

Dia mundial da SST celebra avanços no Brasil

Uma simples análise do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2008 pode mostrar um cenário negativo na área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Segundo o documento, o Brasil registrou 659.523 acidentes laborais naquele ano, enquanto em 2007 haviam sido notificados mais de 653 mil e, no ano anterior, 512 mil. Houve pouco a ser comemorado em 28 de abril, Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho? Neste caso, os números enganam.

Por trás desse aumento, existe, na verdade, a adoção do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) e do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que têm mostrado uma subnotificação histórica de acidentes de trabalho no país. Aplicados, respectivamente, em abril de 2007 e janeiro de 2010, esses instrumentos incluem o estudo epidemiológico no cálculo do seguro acidente de trabalho e estimulam empresas a oferecer melhores ambientes de trabalho, com aumento de investimento em SST. Por isso, mais do que uma piora, há nesses indicativos a exposição do fato de que a segurança e a saúde do trabalhador brasileiro têm muito que melhorar.

Esse retrato mais fidedigno é, em si, uma boa notícia. Por esse motivo, o Dr. Mario Bonciani, vice-presidente nacional da Anamt, acredita que o Brasil comemora mais um dia mundial da SST em situação animadora. “O FAP e o NTEP ainda devem ser aperfeiçoados, mas é um grande avanço poder usar o estudo epidemiológico no cálculo do seguro acidente de trabalho. Agora, temos um retrato mais realista da questão da acidentalidade no Brasil e isso, em si, é um motivo para comemorarmos o dia 28 de abril”, pondera.

A escolha de 28 de abril como Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho deu-se devido a um acidente que, em 1969, matou 78 trabalhadores em uma mina no Estado de Virgínia, nos Estados Unidos. Desde 2003, ela é lembrada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, em maio de 2005, foi instituída oficialmente no Brasil por meio da Lei nº 11.121. No mundo, o Programa sobre Segurança e Saúde no Trabalho da OIT estima que, diariamente, cerca de 1 milhão de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho, e mais de 5,5 mil deles morrem de acidentes ou doenças profissionais.

Por |2010-11-05T06:03:50-02:005 de novembro de 2010|Notícias|