Iniciado o ano de 2010, foram acelerados os preparativos do 14º Congresso da Anamt, que reunirá entre os dias 15 e 21 de maio, em Gramado (RS), médicos do trabalho e demais profissionais da área de SST para tratar da Medicina do Trabalho e os desafios da promoção e da inclusão em saúde do trabalhador — tema central do encontro. Além da participação de palestrantes italianos, argentinos e canadenses, vários profissionais confirmaram nominalmente sua presença entre os cerca de 2 mil congressistas que devem se inscrever para o evento.
Com o apoio da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (Sogamt), a comissão organizadora do evento já publicou no site da Anamt os programas de cursos e demais atividades previstas no congresso, que contará com cerca de oito conferências e dez mesas redondas. Das atividades previstas, participarão profissionais italianos como Daniela Colombini e Lucia Isolani; os professores Giuseppe Abbritti e Enrico Pira; os doutores Alfonso Cristaudo e Giacomo Muzi; além da doutora canadense Susan Stock. Entre os conferencistas, foram confirmadas as presenças do economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Dr. Luiz Augusto Facchini, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e de muitos outros palestrantes notáveis do Brasil que atuam como professores universitários, pesquisadores e profissionais da área de saúde do trabalhador.
Até o dia 20 de fevereiro, os organizadores anunciarão quais trabalhos científicos foram aceitos para o congresso. Por meio do http://www.anamt.org.br/congresso2010/, os interessados têm acesso ao link de inscrições, dicas de hospedagem, transporte e turismo, além de demais contatos para outras informações.
O 14º Congresso da Anamt ocorrerá simultaneamente com o I Workshop ítalo-Brasileiro de Medicina do Trabalho, o VII Seminário Nacional de Perícias Trabalhistas e o Encontro de Escolas Formadoras em Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador do Mercosul.