Consultora visita o Sesi-MT para acompanhar o andamento do Projeto Canadá

Consultora visita o Sesi-MT para acompanhar o andamento do Projeto Canadá

Mato Grosso – Nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro, o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) recebe a visita da consultora canadense Iara Lessa, para acompanhar e supervisionar os trabalhos do projeto ‘Fortalecimento da Saúde e Segurança do Trabalho para a Indústria Brasileira’ – o Projeto Canadá, em Mato Grosso. Durante os dois dias, a consultora acompanhará o desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) na Prol Móveis, empresa-piloto do Sesi nesta iniciativa.

Além disso, ela avaliará também a execução do projeto do Sesi-MT, que aborda a diversidade nas indústrias. O público-alvo escolhido para este projeto foi jovens trabalhadores entre 16 e 24 anos, em virtude da falta de materiais específicos de treinamento para esta faixa etária e da falta de experiência de grande parte desse grupo. Segundo a técnica de desenvolvimento em SST do Sesi-MT, Michele Machado, a previsão é que até o final deste ano o material interativo para o treinamento de jovens trabalhadores esteja pronto. “Por meio de apostilas e recursos de multimídia, queremos sensibilizar as empresas sobre a questão da diversidade no ambiente do trabalho, para que diferenças de raça, sexo, idade e deficiência sejam valorizadas”, pontua.

Criado pelo Sesi Nacional em parceria com a Universidade Ryerson (Canadá), o projeto visa fortalecer a capacidade das empresas para integrarem a saúde e a segurança no trabalho à sua cultura organizacional, às metas de desempenho e aos sistemas de gestão, visando reduzir doenças, acidentes e óbitos no ambiente de trabalho. Além disso, tem a finalidade de contribuir para uma maior equidade no Brasil, por meio da melhoria das condições de SST para os industriários. Seis Estados brasileiros estão envolvidos com a ação: Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso.

O projeto é constituído por três etapas: a criação um sistema de informações epidemiológicas gerenciado pelo SESI; a implantação de Sistemas de gestão em SST nas indústrias, por meio de consultorias para sugerir ações de melhorias e a construção de um site que aborde assuntos da área. Este último trabalho foi concluído no segundo semestre de 2007, com a criação do site Pro-SST, uma ferramenta que reúne informações úteis para apoiar a indústria na implementação de programas e ações na área da saúde. O portal pode ser conferido no endereço www.sesi.org.br/pro-sst. Mais informações pelo telefone (65) 3611-1669.

Fonte: O Documento – 22/2/2008
Por |2008-02-25T14:07:18-03:0025 de fevereiro de 2008|Notícias|