Em todo o mundo, o dia 4 de outubro é celebrado em referência a data de nascimento do médico italiano Bernardino Ramazzini que, por seu trabalho e obra, ficou conhecido com Pai da Medicina do Trabalho. Em alguns países o dia 4 de outubro é nominado Dia da Medicina do Trabalho e em outros, Dia do Médico do Trabalho. Durante anos a ANAMT fez referência a especialidade, diferentemente do que acontece com as demais sociedades que exaltam o dia do médico especialista. Nesse sentido, doravante, a ANAMT homenageará o sujeito da ação, o Médico do Trabalho.
Somos 15.895 especialistas, figurando como a 6ª especialidade no último levantamento da Demografia Médica (CFM/CREMESP 2018). Estima-se empiricamente que quase a mesma quantidade de médicos sem RQE esteja atuando na especialidade. O estudo também evidenciou uma concentração de especialistas no eixo Sul-Sudeste.
A nossa proposta é promover ações para promover a capacitação continuada dos médicos que atuam na especialidade, a valorização do título de especialista, a defesa profissional e o fortalecimento da Associação com união de todos, sem discriminação. Para tanto, vamos levar a ANAMT para todas as regiões do país e, prioritariamente, para o Norte e o Nordeste.
Os desafios vindouros, na seara política do Legislativo e do Executivo com a MP nº 890/2019 e com a atualização das NRs, têm impacto direto no exercício profissional do médico do trabalho. Nessas e todas as demandas que tenham repercussão em nossa especialidade, estaremos bem representados por uma Nova ANAMT que se apresenta para todos que exercem a medicina do trabalho. Sem esquecer de reverenciar a história da ANAMT e de seus fundadores, é preciso trabalhar para construir o futuro que desejamos.
Para o sucesso de nossos objetivos é imprescindível a união da classe por uma medicina do trabalho forte, bem qualificada e ética.
Estamos trabalhando para trazer muitas novidades para vocês!
Seja um associado da ANAMT e faça parte de nosso time!
Dra. Rosylane Mercês Rocha
Presidente da ANAMT (2019-2022)