Entre os dias 26 e 29 de julho, em São Paulo (SP), acontecerá o 17º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, evento voltado à atualização dos profissionais de saúde que atuam na área, com o objetivo de propiciar melhor tratamento e melhores condições de vida ao portador da doença. O congresso é organizado pela Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD).
Serão 44 simpósios com mais de 200 palestras apresentadas pelos maiores expoentes de saúde do Brasil e convidados internacionais, além de oficinas, cursos multiprofissionais e apresentação de Temas Livres.
O diabetes é um dos flagelos do início deste século. Esta doença reconhecida pela OMS e ONU como uma epidemia com grande incidência populacional, tem despertado muito interesse da comunidade científica e tem resultado em pesquisas que produzem novos e revolucionários medicamentos estando em constante estudo pela melhoria de seu tratamento.
A importância da atualização e reciclagem dos profissionais é fundamental, pois 75% dos pacientes com Diabetes são tratados por não especialistas e dependem unicamente do Sistema Público de Saúde, onde o tratamento inadequado leva a uma maior incidência das graves complicações do Diabetes, conforme pesquisa inédita feita pela ANAD.
Todos os aspectos do diabetes serão abordados durante o Congresso: políticas de saúde, medicamentos de referência, genéricos, similares e biossimilares, tratamento sem avanço tecnológicos, terapia nutricional e aspectos biopsicossociais, obesidade, a mulher com diabetes, hipertensão arterial, eventos cardiovasculares, alterações na sexualidade, atividade física, oftalmologia na assistência ao portador, entre outros.
Ocorrerá também a “17° Exposição Nacional de Produtos e Alimentos para Portadores de Diabetes”, com a participação de todos os laboratórios farmacêuticos que atuam em diabetes, e indústria de alimentos diet, além dos fabricantes de sapatos, meias e cremes específicos para pés diabéticos.