Data: 28 d esetembro
Para o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) lançou a campanha “Por uma velhice sem preconceitos”. A iniciativa, alinhada com a proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o objetivo de abordar a reflexão sobre como a sociedade brasileira lida com os idosos e a perspectiva de velhice. Em sua página do Facebook, a SBGG também estimulará as pessoas a compartilharem suas percepções sobre o tema.
O crescimento da população idosa, que representa atualmente 11,34% dos brasileiros, implica na necessidade de mudanças em diversas áreas da sociedade. Na saúde, os Médicos do Trabalho, além de acompanharem os trabalhadores ao longo de suas carreiras, devem prepará-los para a conclusão dessa fase e, no caso de profissionais idosos, adequar o trabalho.
“Além da aposentadoria, a Medicina do Trabalho deve abranger a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, já que o aumento da expectativa de vida e crescimento dessa população com o passar dos anos se reflete no perfil dos trabalhadores, o que demanda atenção às características da saúde dessas pessoas”, destaca a presidente da ANAMT, Dra. Marcia Bandini.
Para orientar os Médicos do Trabalho na abordagem integral desse tema, a Comissão Técnica de Inclusão e Diversidade abrange a atenção à saúde dos trabalhadores de várias faixas etárias.