Campanha Setembro Amarelo chega ao seu terceiro ano

Campanha Setembro Amarelo chega ao seu terceiro ano

Data: 1 de setembro

Todos os anos, são registrados cerca de 10 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo. Considerado uma grande questão de saúde pública em todos os países, o suicídio pode ser prevenido segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde que, entre outras medidas, os profissionais de saúde, de todos os níveis de atenção, estejam aptos a reconhecerem os fatores de risco presentes, a fim de determinarem as medidas para reduzir tal risco e evitar o suicídio.

Em 2012, cerca de 804 mil pessoas morreram por suicídio em todo o mundo. A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, sendo que as tentativas têm incidência ainda mais alarmante: a cada três segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. O Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios, tendo registrado 11.821 em 2012, cerca de 30 por dia.

O reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar o profissional de saúde a determinar clinicamente o risco e, a partir desta determinação, estabelecer estratégias para reduzi-lo. Os dados mais recentes apontam que 96,8% dos indivíduos que cometeram suicídio sofriam de algum tipo de transtorno psiquiátrico, sendo mais comuns os transtornos de humor, por uso de substância psicoativa, esquizofrenia e transtorno de personalidade.

Tendo em vista todos esses dados, Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em consonância com a OMS, trouxe para o Brasil a campanha internacional Setembro Amarelo, que tem como objetivo principal a prevenção ao suicídio e a defesa da vida. A iniciativa surgiu de uma parceria com a Associação Médica Brasileira – AMB, o Conselho Federal de Medicina – CFM, Federação Nacional dos Médicos – FENAM, bem como entidades regionais e suas federadas.

O mês de setembro foi escolhido por compreender o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10. Apesar de ter o seu foco em um mês específico, a campanha é contínua, tendo ações pontuais desenvolvidas neste período. A meta é retirar o tabu que envolve o tema e poder incentivar matérias jornalísticas sobre o assunto.

Cartilha “Suicídio: informando para prevenir”

Como parte da campanha Setembro Amarelo, a ABP e o CFM lançaram juntos a cartilha “Suicídio: informando para prevenir”, que traz dados recentes relacionados ao assunto. A cartilha foi pensada para todo o público, principalmente médicos e profissionais da área de saúde.

Todo o material da Campanha Setembro Amarelo está disponível para download no site da ABP, através do link: http://www.abp.org.br/portal/setembro-amarelo/

(Fonte: ABP)

Por |2016-09-01T09:00:36-03:001 de setembro de 2016|Notícias|