APM recebe presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho

APM recebe presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho

Data: 13 de junho

Em 10 de junho, a presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Marcia Bandini, esteve na Associação Paulista de Medicina para esclarecer o conceito e os desafios atuais da especialidade no País, a convite da diretora de Eventos da APM, Mara Rocha Gândara.

Doutora pela Faculdade de Medicina da USP, com pesquisa em curso sobre o impacto das ações de promoção da saúde no trabalho e atuando na área de Medicina do Trabalho desde 1994, Márcia informou aos presentes que a especialidade médica, constituída sobre os pilares de saúde pública e clínica médica, objetiva não apenas a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção contínua de saúde e qualidade de vida.

“Buscamos estudar a relação entre trabalhadores e o ambiente de trabalho, como um determinante importante no processo de saúde e doença, com foco principal na prevenção primária, embora também sejam considerados os cuidados secundário e terciário e, inclusive, de reeducação”, esclareceu a presidente da ANAMT, ao enfatizar que a área ainda atua tanto no nível individual como no coletivo, e na dimensão de saúde mental dos indivíduos.

Atualmente, a especialidade possui mais de 13 mil médicos atuantes no segmento, em todo o País. “Somos parceiros em diferentes especialidades. Da mesma maneira, precisamos de vocês para reconhecer que o trabalho é uma determinante essencial no processo de saúde do Brasil, e que as doenças relacionadas ao trabalho são muito mais comuns do que imaginamos”, alertou.

Desafios

Um dos grandes desafios no sistema de saúde brasileiro se refere ao sistema de acesso à atenção primária, segundo Márcia. Ao apontar a estatística de 204 milhões de brasileiros, com uma População Economicamente Ativa em torno de 93 milhões de pessoas, conclui que quase a metade convive com trabalho formal, dentro do regime CLT. “Assim, podemos ter uma ideia do alcance da Medicina do Trabalho. E, através dessa via, poderíamos resolver, parcialmente, uma das questões do acesso à atenção primária.”

De acordo com a diretora de Eventos da APM, Mara Rocha Gândara, que também pertence à diretoria da Anamt, a abordagem sobre a Medicina do Trabalho foi importante para compreender a nova realidade da área. “Verifica-se que hoje essa especialidade tem melhor controle da saúde do trabalhador, e fiquei impressionada com a organização, desempenho e seriedade da nova diretoria da entidade, presidida pela Marcia Bandini”, parabenizou.

(Fonte: APM)

Por |2016-06-15T14:40:47-03:0015 de junho de 2016|Notícias|