Estresse de fim de ano afeta também o ambiente corporativo

Estresse de fim de ano afeta também o ambiente corporativo

Data: 20 de dezembro

O período que antecede as festas de fim de ano, marcado por festas, confraternizações e comemorações, pode se tornar um momento de estresse e ansiedade. Cumprimento das metas de trabalho, organização dos eventos, filas nas lojas e supermercados, mais trânsito na cidade e tantos outros eventos podem tirar a tranquilidade e gerar ansiedade. Segundo o Instituto Internacional Stress Management Association – Brasil (ISMA – BR), o estresse aumenta em média 75% nos últimos meses do ano. De cada dez pessoas, oito admitem sofrer maior tensão entre o fim de novembro e início de janeiro.
A Associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (AGSSO) alerta que muitas vezes, além da ansiedade, angústia e cansaço, as pessoas sofrem alterações físicas como dores no corpo, problemas gastrointestinais, alterações do sono, pressão alta e outros sintomas que precisam ficar sob atenção. “As alterações físicas e psíquicas impactam diretamente na saúde e rendimento do trabalhador. As empresas, e também os funcionários, precisam ficar atentos à sobrecarga de atividades no fim do ano”, alerta Paulo Zaia, diretor da associação.
Zaia afirma que as empresas precisam se planejar com antecedência para esse período do ano, pois os profissionais estão mais cansados. “O ritmo de trabalho de fim de ano em alguns casos pode ser repensado, atividades como relatórios, planejamentos, balanços, podem ser feitos em equipe ou ao longo do ano, a cada trimestre. Mas, se o acumulo de serviço for inevitável, a empresa precisa oferecer condições para que o colaborador exerça bem sua função. Um clima agradável e festivo, equilibrando a cobrança já implícita nesse período, pode ajudar”, enfatiza.
“Já para os setores aonde há aumento sazonal na demanda de atividades do dia a dia, como lojas e supermercados, o ideal é que haja estudos e atenção para a eventual necessidade de contratação de temporários, além do permanente cuidado em relação ao bem estar do funcionário, com cumprimento do horário de intervalo e almoço e cuidado com a realização de horas extras”, ressalta o diretor.

(Fonte: Portal Segs)

Por |2015-12-22T12:15:52-02:0022 de dezembro de 2015|Notícias|