As mudanças legislativas, a escassa disponibilização de recursos e a falta de reconhecimento da classe são algumas adversidades no dia a dia dos médicos, independentemente da especialidade. Apesar desse quadro, o Dia do Médico (neste domingo, dia 18), deve ser lembrado pelas ações destes profissionais ao contornar essas dificuldades para atender às necessidades dos pacientes.
Assim como outras profissões, a Medicina envolve riscos biológicos, ergonômicos e sociais no exercício da profissão, aspectos que a ANAMT busca reduzir para preservar a saúde e o bem-estar dessas pessoas no local de trabalho. Assim como seus pacientes, os médicos são trabalhadores, e a saúde deles também deve ser assistida adequadamente.
Diante desses aspectos, ampliar o debate sobre a importância da categoria é uma forma de levar a discussão para além da classe médica e alcançar outras esferas da sociedade, atendida por esses dedicados profissionais e diretamente prejudicada pelas condições precárias, ocasionadas pela desatenção ao nosso setor.
A Medicina do Trabalho é fundamental para este tipo de análise pois ela é dedicada a uma parte importante da vida dos indivíduos. O trabalho que, além de possibilitar o sustento, é um dos fatores que auxilia a integração das pessoas em sociedade. Acompanhar a evolução da saúde no ambiente de trabalho contribui para uma visão mais abrangente da saúde e das mudanças ocorridas com o passar dos anos.
A ANAMT parabeniza os médicos brasileiros pela data e pelo trabalho exercido, pela ética profissional e a atenção adequada a todos os pacientes.