O III Seminário Nordeste, realizado entre os dias 8 e 10 de outubro no Conselho Regional de Medicina da Paraíba, dedicou um dos seus painéis a discussão em torno das sete diretrizes técnicas que estão sendo produzidas pela ANAMT. Criados em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), estes documentos abordam o exercício ético e as boas práticas da Medicina do Trabalho, com o objetivo de auxiliar o atendimento dos especialistas. A mesa foi coordenada pelo diretor cientifico Dr. Mario Bonciani.
O texto da Diretriz Técnica Epilepsia e trabalho: rastreamento está em estágio mais avançado de produção e foi apresentado pelo Dr. Fernando Akiya Mariya, presidente da comissão técnica de Gestão e Saúde do Trabalhador da ANAMT. De acordo com o palestrante, a diretriz surgiu a partir da discussão em torno da NR-35, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. “é importante trazermos a medicina baseada em evidências para a prática da Medicina do Trabalho”, afirmou. O material será posto em breve para consulta pública. Confira a apresentação aqui.
O Dr. Newton Lara, membro da comissão técnica de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador, apresentou os trabalhos da Diretriz sobre a Avaliação de Saúde dos Trabalhadores. A ANAMT espera que o texto ajude médicos, trabalhadores e empregadores a encontrar soluções para o dilema da qualidade dos exames médicos ocupacionais. “é preciso resgatar o papel do Médico do Trabalho na relação com o trabalhador e a importância do acolhimento. Esse processo pode ser particularmente desafiador nos serviços terceirizados”, avaliou.
Em seguida, a Diretora de Divulgação da ANAMT, Dra. Marcia Bandini, apresentou a Diretriz Técnica de Rastreamento de álcool e outras drogas em trabalhadores, um desdobramento do Debate Nacional de álcool, Drogas e outras Substâncias Psicoativas no Ambiente de Trabalho, realizado em 29 de junho pela ANAMT em parceria com a Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT). A palestrante abordou a justificativa e a metodologia para a elaboração do trabalho, que deve ser avaliado pelos consultores da AMB até dezembro e, na sequência, disponibilizado para consulta pública.
Entenda o projeto
No dia 11 de junho, a ANAMT e a Associação Médica Brasileira se reuniram para tratar sobre a criação da área Saúde e Trabalho no Projeto Diretrizes, iniciativa da AMB que abrange diversas especialidades e objetiva auxiliar os médicos nos atendimentos aos pacientes.
O novo setor será coordenado pela ANAMT, que procurou a AMB após aprovar a sistemática de desenvolvimento das Diretrizes Técnicas, documentos que abordam o exercício ético e as boas práticas da especialidade. A elaboração desse material abrange as seguintes etapas: elaboração do documento preliminar, período de consulta pública, redação final, aprovação e divulgação. A expectativa da ANAMT é divulgar duas delas até o fim de 2015.