Morre um dos pioneiros da Higiene Ocupacional no Brasil

Morre um dos pioneiros da Higiene Ocupacional no Brasil

Data: 14 de setembro

Faleceu no dia 8 de setembro, na cidade de Londrina/PR, o engenheiro Silas Fonseca Redondo, um dos pioneiros da Segurança e Higiene do Trabalho no Brasil.

Engenheiro químico pela Escola Politécnica da USP (1950), especializou-se em Higiene Industrial no Instituto de Salud Ocupacional em Lima, Peru (1952) e na Faculdade de Saúde Pública na Universidade de São Paulo (1953). Foi professor na Escola Politécnica da USP, na Faculdade de Saúde Pública/USP e na Faculdade de Engenharia Industrial – FEI.

Atuou como consultor nas áreas de Segurança do Trabalho e Higiene Industrial das empresas General Motors do Brasil S.A., Alcoa Alumínio S.A., Alcan, Johnson & Johnson, Volkswagen, Antártica, Dow Química e Metal Leve, entre outras. Também foi assistente técnico de perito judicial para diversas empresas nacionais e internacionais. é autor de vários trabalhos publicados sobre Segurança do Trabalho e Higiene Industrial.

O Prof. René Mendes, médico do trabalho e diretor de Relações Internacionais da ANAMT, recordou a vida e obra do prevencionista. “Quem o conheceu – como eu e outros contemporâneos – sempre o respeitou por sua qualificação, seu pioneirismo (ao lado de seu amigo e colega Dr. Bernardo Bedrikow) e por sua personalidade marcante, de líder e de pessoa boa”.

Com cerca de 90 anos atualmente, dedicava-se a obras sociais em Londrina/PR, colaborando na educação de crianças e adolescentes e às atividades da Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo/SP que frequentava, pregando sermões e escrevendo artigos.

(Fonte: Revista Proteção)

Por |2015-09-14T15:42:11-03:0014 de setembro de 2015|Notícias|