Seminário Sudeste ANAMT discute a Saúde Mental e Gerenciamento do Estresse no mundo do trabalho

Seminário Sudeste ANAMT discute a Saúde Mental e Gerenciamento do Estresse no mundo do trabalho

Dra. Vera Zaher, psicanalista e psicoterapeuta, e diretora administrativa da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT) e Dra. Naray Paulino, médica psicanalista, enfatizaram como o médico do trabalho deve fazer o gerenciamento de situações de estresse que afetam tanto o desenvolvimento da empresa como de seus trabalhadores.

Em sua palestra, Dra. Vera fez um apanhado teórico e abordou como os médicos do trabalho devem gerir essa situação vivenciada no dia a dia. Estabelecendo como premissa a relação de causa e efeito, ela pontuou sua exposição com várias sugestões – sem dar a receita do bolo e sem dar respostas – que contribuem para a escolha do modelo de análise mais adequado, abrangendo a construção de setores e equipes e a cultura organizacional da empresa, que consiste na leitura que a organização faz de seus funcionários sobre a organização do trabalho e as exigências sobre trabalhador.

Ela ressaltou que no mundo atual temos de saber conviver com harmonia e respeitar as diferenças. “Vivemos momentos de preconceito, valores morais e tolerâncias diferentes”. Saber conviver com o diferente é o caminho”, afirmou.

No final da exposição, ela deixou claro que os profissionais têm de rever constantemente seus referenciais na formação da Medicina do Trabalho, buscando vencer os desafios sob um olhar multidisciplinar, por exemplo: o que vejo e o que quero fazer como médico do trabalho.

Ainda sob o aspecto do olhar do especialista sobre as causas e efeitos, Dra. Vera, disse que hoje a narrativa do trabalhador é a nova mudança. E, a partir dessas respostas, o médico poderá descobrir por qual modelo gerenciará o estresse apresentado.

Dra. Naray Paulino, além de concordar com a abordagem feita pela palestrante, afirmou que hoje o médico do trabalho tem novos desafios, responsabilidades e preocupações e questionou: como o próprio profissional não vai se estressar diante de tantos desafios? Como gerenciar o próprio estresse da profissão?

Ao encerrar o painel Dra. Naray foi taxativa em afirmar que um dos grandes desafios do Médico do Trabalho é conseguir passar para a empresa que a saúde do trabalhador é o maior lucro da própria organização.

Seminário Sudeste ANAMT continua neste sábado

O Seminário Sudeste da ANAMT prossegue neste sábado (25) com mais conferências e painéis. A partir das 8h30, será debatido o eixo Saúde dos Trabalhadores e a Qualificação do Médico do Trabalho. Como subtemas estão palestras sobre Saúde dos Trabalhadores e o Meio Ambiente: Desafios e Perspectivas e a Qualificação do Médico do Trabalho.

A partir das 10 horas, serão apresentados temas específicos da especialidade com vários painéis, entre eles, O Desafio para Implantação de Programas para Trabalhadores com Dependência Química.

No período da tarde será abordado o eixo Saúde do Trabalhador em Segmentos Produtivos com a apresentação de debates sobre Trabalho em Frigoríficos: Implementação da NR 36 e Medicina do Trabalho no Setor Marítimo. O encerramento do evento está previsto para às 17 horas.

Neste mesmo dia, das 13 às 17 horas, será realizada na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) a XXXVI Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho. Mais de 370 pessoas estão inscritas para realizar o exame.

Por |2015-04-24T18:10:23-03:0024 de abril de 2015|Notícias|