Em Brasília, ANAMT participa de iniciativas voltadas para a área de SST

Em Brasília, ANAMT participa de iniciativas voltadas para a área de SST

No dia 31 de março, o presidente da ANAMT, Dr. Zuher Handar, participou em Brasília de dois eventos voltados para a área de saúde e segurança do Trabalho. No primeiro deles, o Ministério do Trabalho e Emprego lançou a Estratégia Nacional para Redução de Acidentes do Trabalho, além de promover a adesão do Governo Federal ao movimento Abril Verde, iniciativa voltada para a conscientização de empregadores e trabalhadores sobre a melhoria das condições de trabalho e saúde dos mesmos.

A Estratégia Nacional, por sua vez, objetiva ampliar as ações do MTE para a diminuição dos acidentes e doenças de trabalho no país. A iniciativa é dividida em quatro eixos: Intensificação das ações fiscais, Pacto Nacional para Redução dos Acidentes e Doenças de Trabalho no Brasil, Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Ampliação das Análises de Acidentes do Trabalho realizadas pelos auditores fiscais do Trabalho, o que proporciona a melhora de sua qualidade e divulgação.

Dr. Zuher ressalta a importância do projeto, porém, ressalta que outros agentes integrantes do governo devem participar da iniciativa e que decisões relacionadas à atenção adequada à saúde dos trabalhadores devem ser revistas:

“Cumprimentamos o MTE pela iniciativa, entretanto, entendemos ser necessário que os demais atores de governo da Política Nacional de SST e do PLANSAT sejam integrados à iniciativa. Associado às estratégias, entendo que deveria ser retirado do Congresso as MP 664 e 665 que certamente vão contra os principios deste conjunto de estratégias que precarizam os direitos e a saúde dos trabalhadores.

Trabalho Decente

Com a participação de autoridades como o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e de representantes de entidades da ONU e organizações ligadas a trabalhadores e empregadores, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) comemorou os dez anos de parceria com o Brasil na promoção de condições dignas de trabalho na sede da organização Pan-Americana de Saúde. Entre as ações destacadas, a redução do desemprego e o aumento do combate ao trabalho escravo e infantil no país.

Por |2015-04-01T10:50:20-03:001 de abril de 2015|Notícias|