Data: 24 de fevereiro
A Fundacentro realiza o curso proteção respiratória de 23 a 27 de março, das 9h às 17h. Serão abordados os principais tópicos da legislação brasileira sobre proteção respiratória; conceitos técnicos, seleção de respiradores conforme o Programa de Proteção Respiratória – PPR, ensaios de vedação e o conteúdo mínimo de um PPR.
“Um respirador só dará a proteção que se espera dele se for usado dentro do Programa de Proteção Respiratória, seguindo todos os critérios técnicos de seleção e depois envolvendo os usuários para fazer os ensaios de vedação”, explica o coordenador técnico do curso, Antônio Vladimir Vieira, que é chefe do Serviço de EPI (Equipamento de Proteção Individual) da Fundacentro.
Os respiradores são utilizados em ambientes com poeiras, gases e vapores. Durante o curso, haverá exercícios práticos com exemplos de situações de trabalho e tipos de respiradores a serem usados. O fator de proteção de um respirador só é alcançado com a seleção correta, o trabalhador treinado, o respirador bem ajustado e a utilização dele durante todo o tempo em que se está na área contaminada.
As inscrições para a seleção estarão disponíveis na página de cursos da Fundacentro a partir de 5 de março, às 14h. Os inscritos receberão um e-mail com orientações para o envio de informações para que o coordenador técnico possa selecionar os alunos conforme a área de formação e atuação do candidato e a relação dele com o tema do curso.
Durante o ano de 2014, a Fundacentro realizou seis cursos e 15 palestras sobre proteção respiratória no Brasil. A base para essa formação é o PPR, que tem download disponível no site da instituição.
Fonte: Fundacentro