Nota de Pesar da ANAMT – Dr. Arlindo Gomes

Nota de Pesar da ANAMT – Dr. Arlindo Gomes

é com imenso pesar que comunicamos a morte do Dr. Arlindo Gomes (1949-2014), ocorrida no Rio de Janeiro, no dia 3 de dezembro, em decorrência de quadro coronariano agudo e suas complicações.

A Medicina do Trabalho brasileira sente-se profundamente chocada pela inesperada perda, pois Arlindo Gomes esteve ativo e profissionalmente engajado por 40 anos, até sua morte prematura, aos 65 anos.

De temperamento alegre, e sempre cheio de ânimo e coragem para enfrentar os desafios diários na sua vida profissional, a carreira de nosso querido colega foi marcada sempre por sua posição conciliatória, da busca do entendimento e da harmonia. Assim o vimos por cerca de 35 anos, sempre ativo e de boa paz, colocando seu tempo e talento a serviço da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho – ABMT, da qual chegou a ser seu Presidente (2001-2004), e da Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT,onde participou ativamente de inúmeras comissões, grupos de trabalho e organização de eventos. Na nossa gestão da Diretoria de 2004-2007, foi Diretor Científico da ANAMT, e nessa qualidade, e com imensa dedicação e competência, organizou a excelente programação científica do 13º. Congresso, em Vitória – ES, em 2007. Como Presidente da ANAMT, à época, devo muito a ele. Em todo seu trabalho na vida associativa, Arlindo sempre buscou o entendimento e a harmonia. Trabalhou pelo fortalecimento dos laços de cooperação entre a ABMT e a ANAMT, tarefa que foi consolidada nas boas gestões do Dr. Paulo Rebelo.

Exerceu funções de médico do trabalho na Esso Brasileira de Petróleo, na Manah Fertilizantes, e na Petrobras, na Refinaria Presidente Bernardes, de Cubatão – SP; na Sede Corporativa no Rio de Janeiro, onde chegou ao cargo de Gerente da Assessoria de Saúde Ocupacional – ASAO, e em outras unidades no Rio de Janeiro, aposentando-se após trabalhar na construção e implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – COMPERJ, em Itaboraí – RJ. Como clínico, ocupou vários cargos no INAMPS e no SUS, estando, por último, exercendo a atividade de Médico Regulador da Central de Regulação da Região Metropolitana II – Rio de Janeiro.

O Dr. Arlindo Gomes formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e, em 2003, obteve o título de Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC/UFRJ, com a apresentação e aprovação da dissertação de mestrado intitulada “Prevalência de alterações dos testes enzimáticos hepáticos em trabalhadores de indústria de petróleo”, orientada pelo Prof. Volney Magalhães Câmara. Participou ativamente da obra coletiva “Patologia do Trabalho”, onde, na 3ª; edição (2013) foi coautor de dois capítulos: “Acidentes do trabalho com material biológico (objetos perfurocortantes)”, em colaboração com a Dra. Cristiane Rapparini, e “Imunização e vacinação na prevenção das doenças infecciosas: perspectiva da Medicina do Trabalho”, em colaboração com os Drs. Paulo Soares Azevedo e Isabella Ballalai. Tem outros textos publicados, na forma de artigos científicos, entrevistas e participação em manuais e textos técnicos.

A elegância e a simpatia de Arlindo Gomes, aprimoradas pelo inseparável apoio de sua esposa Lily (que sempre o acompanhou nos eventos da vida associativa), adornando seu trabalho sério e competente, sempre caracterizado pela dedicação, ética e capacidade de interagir com pessoas e instituições, ficarão indelevelmente marcados em nossos corações.

Arlindo: sem você, o ar ficará menos lindo!

Adeus!

Prof. René Mendes, diretor de Relações Internacionais da ANAMT, em nome da Associação

Por |2014-12-05T08:06:18-02:005 de dezembro de 2014|Notícias|