Práticas da Medicina do Trabalho para trabalhadores expatriados são abordadas na 6ª Reunião Científica da ANAMT

Práticas da Medicina do Trabalho para trabalhadores expatriados são abordadas na 6ª Reunião Científica da ANAMT

Data: 28 de outubro

“A internacionalização das empresas brasileiras e a expatriação dos trabalhadores: quais são as repercussões sobre as práticas da Medicina do Trabalho” foi o tema abordado pela Drª; Marcia Bandini, diretora de Divulgação da ANAMT, na 6ª; Reunião Científica da entidade, realizada no dia 20 de outubro.

Segundo ela, o número de trabalhadores brasileiros expatriados pelas empresas é crescente e o processo de adaptação à nova realidade varia de acordo com fatores como o período no exterior, características do trabalho, idioma e do país de destino. A conclusão satisfatória desse processo permite que os trabalhadores tenham sucesso profissional e mental durante a experiência.

Os dados disponíveis sobre o tema no Brasil são o controle interno das empresas. Por isso, Drª; Marcia explica que dados internacionais são utilizados para obter referenciais. Em uma pesquisa feita com 4 mil expatriados britânicos, por exemplo, observou-se que as ocorrências mais comuns entre eles são acidentes com trauma, ocorridos inclusive em atividades recreativas, doenças infecto contagiosas e em seguida, ocorrências musculoesqueléticas.

“Isso demonstra que o médico do trabalho também deve se preocupar em preparar o indivíduo com orientações de segurança, sobre doenças com cobertura vacinal e aquelas que não caibam nessas medidas, como as transmitidas por mosquitos”.

Ainda que à distância, os médicos do trabalho devem acompanhar a evolução dos pacientes para as mais diversas situações: “é preciso se internacionalizar, com programas locais, iniciativas conjuntas com os países que recebem esses trabalhadores, levando em consideração situações como acolhimento, emergências que exijam a repatriação do paciente, além do atendimento no exterior e monitoramento no Brasil”, acrescenta.

Por representar uma mudança no fluxo de trabalhadores entre países, Drª; Marcia observa que a abordagem do assunto é um exemplo da relevância dos temas escolhidos para novos contextos de aplicação da especialidade. “As reuniões científicas têm contribuído para ampliar os horizontes dos médicos do trabalho e esse tema é um exemplo concreto disso”, ressalta.

7ª; Reunião Científica da ANAMT

No dia 3 de novembro, “O Desafio do Retorno ao Trabalho Pós-Afastamento Previdenciário: Compartilhando Práticas Bem Sucedidas” será o tema da 7ª; Reunião Científica da ANAMT no Ano Ramazzini. O debate será ministrado por Dr. Gustavo Locatelli, Médico do Trabalho Coordenador do Banco Santander do Brasil e Dr. André Fusco, Médico do Trabalho Gerente de Saúde Ocupacional do Banco Itaú.

Como participar

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail reunioescientificas@anamt.org.br. A participação é gratuita, mas há um limite de 80 vagas.

Endereço: Auditório Nobre Prof. Dr. Adib Jatene – Associação Médica Brasileira (AMB) – Rua São Carlos do Pinhal, 324 – Bela Vista

Informações adicionais:

Sandra Picchiotti: (11) 3251-0849

Por |2014-10-27T12:05:28-02:0027 de outubro de 2014|Notícias|