Fundacentro da Bahia, Espírito Santo e Pernambuco promovem eventos sobre SST

Fundacentro da Bahia, Espírito Santo e Pernambuco promovem eventos sobre SST

Data: 16 de outubro

Fundacentro/Bahia

Estatística Aplicada à Avaliação de Agentes Químicos é tema de curso na Fundacentro/BA

Desde o dia, 14/10 e vai até sexta-feira, 17/10, a Fundacentro da Bahia promove o curso “Estatística Aplicada à Avaliação de Agentes Químicos”, ministrado pelos docentes Albertinho Barreto de Carvalho e Andre Luis Santiago Maia, ambos da Fundacentro/BA. O evento ocorre na própria regional, situada à rua Alceu Amoroso Lima, nº 142, Av. Tancredo Neves em Salvador.

O horário do curso nos dias 14, 15 e 16, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h; já no dia 17, será das 8h30 às 12h.

Sob a coordenação de Maria Lúcia Maia Ribeiro Lino , o intuito do curso é contribuir para a melhoria dos programas de monitoramento ambiental de agentes químicos, os quais estão previstos nos Programas de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRAs) das empresas, tendo como base a Instrução Normativa nº 01/95, que aponta a determinação da concentração de benzeno no ar.

De acordo com a regional, o evento é fruto do curso “Introdução à Avaliação dos Agentes Químicos em Ambientes de Trabalho: Legislação e Amostragem”, o qual surgiu à ideia da parceria entre os palestrantes, quando identificaram a importância de conciliar os dois campos de conhecimento: estatística e química.

Participaram do curso profissionais e estudantes de nível técnico e superior, ligados à área de higiene ocupacional e com experiência comprovada em avaliação de agentes químicos em ambientes laborais.

A inscrição consistiu na doação de dois pacotes de fraldas geriátricas, que serão repassadas para instituição filantrópica de atenção ao idoso. Os que obtiverem cem por cento de presença receberão certificados.

Fundacentro/Espírito Santos

Saúde do educador será tema de seminário no Espírito Santo

No dia 23 de outubro, no auditório da Fundacentro no Espírito Santos ocorre o 1º Seminário Saúde do Trabalhador da Educação, situado à rua Cândido Ramos, 30 – Jardim da Penha, Vitória – ES.

A programação será da seguinte maneira, das 8h30 às 12h, palestra, mesa redonda sobre “As potências do coletivo na análise do trabalho em educação” e debate serão abertos ao público inscrito.

No período da tarde, das 14h às 17h30, o debate e análise da experiência Cosate norteados pelos consultores convidados serão apenas para os membros do Fórum.

O evento é uma iniciativa do Fórum COSATE, com apoio da Fundacentro/ES e outros parceiros.

Dúvidas e mais informações poderão ser obtidas por email: cosateserra@gmail.com e/ou facebook/forumcosate

Veja o folder

Fundacentro/Pernambuco

Pesquisador da Fundacentro/SP ministrará curso sobre árvore de Causas

A Fundacentro de Pernambuco, com apoio do Sistema Básico de Saúde (SUS), Renast/PB e o Cerest/PB, promovem, em João Pessoa, o curso “O método da árvore de causas na investigação e análises de acidentes do trabalho”.

O intuito do curso é propiciar aos participantes a iniciação teórica e prática ao “Método da árvore de Causas”, fornecendo elementos necessários a uma melhor compreensão do fenômeno acidente, de maneira que se tornem capazes de investigar e analisar os acidentes de trabalho, obtendo, assim, um número maior de informações sobre sua constituição, estrutura, natureza, os quais poderão servir de escopo na formulação e adoção de medidas de prevenção eficazes.

O engenheiro de segurança no trabalho e tecnologista, Leônidas Ramos Pandaggis, da Fundacentro/SP ministrará o curso.

Serão disponibilizadas 50 vagas. Os interessados devem encaminhar e-mail para: cerestpb@hotmail.com. é necessária indicação por ofício da direção ou da chefia imediata da empresa ou instituição, no ato da pré-inscrição, visando garantir sua participação no evento.

O curso acontecerá no período de 11 a 13 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Cerest/PB, localizado na avenida Jesus de Nazaré, s/n, Jaguaribe.

Veja mais informações no folder

Fonte: Fundacentro

Por |2014-10-17T09:43:13-03:0017 de outubro de 2014|Notícias|