4 de outubro: Dia da Medicina do Trabalho

4 de outubro: Dia da Medicina do Trabalho

No dia 4 de outubro, é comemorado o Dia da Medicina do Trabalho. A data foi instituída em homenagem a Bernardino Ramazzini, médico italiano pioneiro da especialidade, cuja morte completa 300 anos em 2014.

Para aprimorar suas atividades e contribuir para a valorização da categoria, a ANAMT desenvolve atividades voltadas para o aperfeiçoamento de suas ações, como a reestruturação do Conselho Técnico, órgão responsável pelo planejamento e execução das atividades científicas da Associação, realizadas pelas cinco comissões técnicas que compõem o grupo. As Reuniões Científicas, realizadas quinzenalmente em São Paulo, também contribuem com o debate sobre a especialidade e homenageiam Ramazzini.

A importância da atenção integral à saúde dos trabalhadores se dá em aspectos como a recente alteração da NR 4 – que passou a definir a necessidade de título de especialista e registro no CRM para profissionais integrantes do SESMT. A medida ressalta a importância dessa especialidade para a promoção da saúde laboral.

Recentemente, a ANAMT também encaminhou ao Ministério do Trabalho e Emprego uma proposta de revisão da NR 35 (Trabalho em Altura), redigida após a observação da aplicabilidade do texto atual, e está reunindo propostas de alteração na nova NR 01, que está em consulta pública e tem papel estruturante em relação às outras normas regulamentadoras.

Fórum Presença ANAMT 2014

Ainda no mês dos médicos, no dia 31, será realizado o Fórum Presença ANAMT, cujo tema será A Atualidade de Ramazzini, 300 Anos Depois. Os principais fatos relacionados à SST de 2014 e seus desdobramentos também serão abordados no evento, bem como as perspectivas da especialidade para o futuro.

Saiba mais aqui.

Por |2014-10-03T08:50:43-03:003 de outubro de 2014|Notícias|