Pesquisa analisa integração das gestões da Segurança e Saúde e Processo Produtivo

Pesquisa analisa integração das gestões da Segurança e Saúde e Processo Produtivo

Data: 29 de setembro

O aluno de pós-graduação da Fundacentro, Evander Caires Damasceno apresentou no dia 28 de agosto, sua defesa de dissertação. O pesquisador optou por falar sobre a “Integração da Gestão da Segurança e Saúde à Gestão do Processo Produtivo”, dando ênfase à integração. O trabalho foi orientado por Gilmar Trivelato.

Damasceno levou em consideração duas unidades no sistema siderúrgico, sendo elas a trefilaria e aciaria (unidade de uma usina siderúrgica onde existem máquinas e equipamentos voltados para o processo de transformar ferro gusa em diferentes tipos de aço) ambas localizadas no sudeste do país. O objetivo da pesquisa é conhecer e analisar as práticas que têm sido utilizadas para promover a integração da gestão em SST (segurança e saúde no trabalho) à gestão do processo produtivo, a fim de identificar essas práticas e observar quais os principais obstáculos para que as mesmas possam ser promovidas. Ele conta ainda que embora tenha analisado apenas duas unidades, a vontade desde o início da pesquisa era conseguir analisar o número máximo de empresas. Ele conta que levou em consideração o ponto de vista mercadológico na escolha das unidades estudadas. “Escolhi unidades que têm do ponto de vista do mercado uma representatividade significativa e que de certa forma poderei usar como referência”. Ele vê o trabalho com foco preventivo.

O pesquisador observa que o resultado geral não vem da forma como se espera e que os números de ocorrências de acidentes de trabalho está de certa forma estagnado. Porém, ele observa que às vezes há momentos em que a situação se agrava. “Com base no que pudemos analisar observa-se o desafio temos tem com essa integração”.

A pesquisa busca também entender como é feito o processo de comunicação e capacitação. Evander observa a importância desses dois processos para lidar com assuntos ligados à saúde e segurança do trabalho. Ele conta ainda que há também a preocupação com o envolvimento dos trabalhadores dentro da gestão de riscos, considerada básica e que deveria existir, mas o pesquisador observa que nem sempre esse envolvimento ocorre de fato. “Assim como também é importante o envolvimento das lideranças dentro dessa gestão, sendo que elas contribuem de fato no processo”, pontua Evander.

Também pode ser observado na pesquisa que muitas vezes a produção ainda é vista como algo que está acima da segurança e saúde do trabalhador, o que significa que as vezes em prol da produção as lideranças tomas decisões que deixam de lado e arriscam a segurança e a saúde dos trabalhadores. A pesquisa mostra também que as empresas esquecem que a autoridade é deles para fazerem as coisas acontecerem, explica Damasceno.

Na banca, estiveram presentes José Damásio de Aquino e pela professora Emilia Satoshi Miyamura. Damásio elogiou o trabalho e sugeriu algumas alterações para o mesmo. Emilia também fez algumas considerações e enfatizou que o trabalho reflete a experiência do autor: “percebe-se a sua experiência refletida dentro do seu trabalho”. Ela comentou também que considera que o objetivo do trabalho vai muito além de apenas ter conhecimento sobre o assunto.

Fonte: Fundacentro

Por |2014-10-01T15:31:24-03:001 de outubro de 2014|Notícias|